Correio de Carajás

Bacana é ameaçado após divulgar pesquisa para prefeito de Canaã dos Carajás

Uma pesquisa eleitoral apontando que Jean Carlos segue na liderança para prefeito de Canaã dos Carajás, divulgada pelo Portal Bacana News, motivou uma série de ameaças contra o comunicador Marcelo Marques, conhecido como Bacana, responsável pelo veículo e por vários outros projetos desenvolvidos no Estado do Pará, na área da Comunicação Social.
A pesquisa do Instituto Skala, encomendada pela M.M Comunicação e Eventos, foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PA-07377/2020 e apontou que Jean Carlos é a preferência de 52,6% dos eleitores, seguido por Josemira Gadelha (16,1%), Zé Batista (5,1%) e Arildo Neres (4,1%).
O resultado foi publicado na última segunda-feira (20) e no dia seguinte, terça-feira (21), Marcelo publicou uma nota relatando estar sofrendo ameaças por conta da divulgação. Nesta quarta (22), o Correio de Carajás conversou com o comunicador que falou sobre a situação de ameaça com motivação política.
Conforme ele, logo após a publicação passou a receber dezenas de mensagens ameaçadoras enviadas de diversos números, todos empresariais, com diferentes teores. Em uma delas, era “orientado” a não se “meter” mais nas eleições de Canaã dos Carajás. “A gente faz pesquisas há muitos anos e em várias cidades e eu acho que só pode ser perseguição de quem não ficou satisfeito com o resultado. Quero destacar que a pesquisa foi registrada no Tribunal, caso alguém queira contestar, e não é a primeira que faço na vida na minha vida”, defende.
Em todo ano eleitoral, destaca, escolhe as principais cidades do Pará e as de maior interesse dos leitores e encomenda as pesquisas de diferentes institutos. “Tenho contratadas mais seis, em Parauapebas, Belém, Marabá, Altamira, Santarém e Salinas”, adianta.
Questionado se prestou queixa policial em decorrência das ameaças, Marcelo diz que não pretende registrar a denúncia por acreditar que terá muito trabalho para pouco resultado. “Eu acho que pelo tempo que tenho de carreira não tenho necessidade de perder tempo com isso, as pessoas que conhecem meu trabalho e têm noção de quem eu sou sabem da seriedade”.
Por fim, afirma que as ameaças não irão calá-lo. “Vou continuar fazendo. Tem pessoas que não ficam contentes e, provavelmente, porque estão fazendo uma administração ruim, mal vista pela população, mas isso não é problema meu”, define.
Marcelo afirma desconhecer a origem das mensagens, mas quer deixar claro que ao longo dos oito anos da atual gestão de Canaã dos Carajás nunca solicitou à Prefeitura qualquer patrocínio. “Não tenho contato, contato zero com o prefeito, se passar na minha frente eu nem sei”, diz, se referindo a Jeová Andrade, que apoia Josemira Gadelha nas eleições.
HISTÓRICO
Na nota publicada por Marcelo Marques no Bacana News, o comunicador resgata a trajetória na comunicação, destacando o Programa Bacana, há 18 anos no ar e com quatro mil programas veiculados. Também é responsável, além do Portal Bacana News, pela Revista Bacana e pelo programa de Rádio na Unama FM.
Marcelo Marques já recebeu os títulos de Cidadão do Pará pela Alepa, Cidadão de Belém pela Câmara Municipal, Personalidade de Marketing pela ADVB Associação dos Dirigentes de Venda do Brasil, e Jovem Empresário do Ano pela Associação Comercial do Pará.
Sobre o assunto, afirmou que ameaças não irão mudar o trabalho desenvolvido por ele. “Não nos intimidamos pelos poderosos do momento, muitos já vimos passar, alguns ficaram para a história e outros com suas administrações pífias, já foram ou vão para o esgoto”.
Justificou a pesquisa desenvolvida em Canaã por ser um município com mais de um bilhão de receita no último ano. “Portanto, merece sim que o Bacana faça pesquisas, e continuará fazendo lá e onde mais achar necessário”.