Ave considerada símbolo da Amazônia, um filhote fêmea de Gavião-real foi resgatado por uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Redenção, na região sul do Estado. O resgate ocorreu numa propriedade rural no município vizinho de Pau D’arco, com o apoio de um morador da localidade, que além de acionar os fiscais ambientais, auxiliou no resgate do filhote.
Conforme informou a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Redenção, o pássaro, da espécie Harpia harpyja, foi resgatado com segurança, está recebendo todos os cuidados necessários e brevemente será reinserido em seu habitat natural. “Cada vez mais torna-se raro ver um animal com uma beleza e exuberância única como este, e por isso, tornou-se prioridade a tentativa de reinseri-lo ao seu habitat natural”, disse o secretário de Meio Ambiente, Aristóteles Alves.
Segundo ele, o órgão está recebendo apoio de especialistas do Programa de Conservação do Gavião-real, vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), para garantir a sobrevivência da ave, além disso, foi feito contato com Centros de Triagens de Animais Silvestres e Parque Zoobotânico Vale – Carajás, em Parauapebas. “Caso não seja possível devolver a ave ao seu habitat natural, tentaremos outras alternativas. Como é uma ave fêmea, torna-se extremamente valiosa para a natureza”, ressaltou Aristóteles Alves.
Leia mais:O Gavião-real é considerado a maior ave de rapina brasileira. Um adulto pode medir entre 90 e 105 centímetros de comprimento e apresenta uma envergadura de mais de 200 centímetros. (Delmiro Silva)