Já é possível ver o asfalto iniciado na estrada de Serra Pelada. As obras realizadas pela construtora Ápia, contratada Vale, estão com 25% de avanço físico. Ao final do projeto, os 31 km da histórica via municipal que interliga a PA -275 no km 16 ao Distrito de Serra Pelada, no município de Curionópolis estarão pavimentados.
Grande parte das obras civis de drenagem profunda, entre bueiros, galerias e tubulações já estão concluídas. Agora prevalecem as atividades de terraplanagem, pavimentação e drenagem superficial. Até o final deste ano, quando está previsto o término das obras, serão executadas ainda a implantação de passarelas e sinalização rodoviária, vertical e horizontal. No mês de junho também foi iniciado o turno noturno de atividades.
Devido a movimentação das máquinas, a comunidade deve ampliar o cuidado com a segurança com o trânsito. As recomendações são para estar atento ao limite de velocidade permitido e à sinalização da via, respeitar o pare e siga e redobrar a atenção para evitar acidentes.
Primeiro emprego
Atualmente cerca de 400 pessoas trabalham nas obras. Entre eles, o auxiliar administrativo Lucas Barros, de apenas 18 anos, comemora o trabalho por dois motivos. “Este é meu primeiro emprego, tendo aprendido coisas novas importantes para minha carreira profissional e para minha vida. E meu avô materno veio para a região ainda na época do garimpo de Serra Pelada e está sendo motivo de orgulho pra mim trabalhar na obra que é a realização do sonho de muitos que moram e trabalham aqui, em ter essa estrada asfaltada”, conta Lucas.
A Vale é responsável pelas obras de pavimentação, conforme foi estabelecido em condicionante determinada pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semas). A ação é parte do processo de licenciamento ambiental da mina de Serra Leste, operação de minério de ferro da Vale no município. (Com Ascom Vale)