Correio de Carajás

“Autobots”: Polícia Civil localiza peças de 10 caminhonetes roubadas

Superintendente revela números e detalhes da operação / Fotos: Evangelista Rocha
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Na manhã dessa sexta-feira (28), a Polícia Civil em Marabá realizou coletiva de imprensa onde apresentou os números da Operação “Autobots”, deflagrada na quarta-feira (26), em Altamira. O superintendente Regional do Sudeste do Pará, delegado Thiago Carneiro, revelou terem identificado 10 veículos roubados somente nesta região.

Os veículos são encaminhados para desmanche por uma organização criminosa que comete os delitos de furto, roubo, receptação e associação criminosa, todos na modalidade qualificada, além da adulteração de sinal identificador de veículo automotor. Nessa operação, foram presos Expedito Pereira, Lucas Santos dos Santos e Claudio da Silva Santos.

Segundo o superintendente, Expedito Pereira é o principal alvo das investigações e é proprietário de uma locadora de veículos. Ele tinha diversos contratos com prefeituras de municípios da região Vale do Xingu.

Leia mais:

Foram presos também Lucas Santos dos Santos e Claudio da Silva Santos, que trabalhavam para Expedito e integravam a associação criminosa. Na locadora, foi encontrado volumoso material que comprova o crime.

Na operação, a PC descobriu os veículos roubados através de identificadores, como carrocerias e peças de motores. Entre os carros estão duas caminhonetes roubadas em Marabá; duas em Itupiranga; uma em Rondon do Pará; uma em Abel Figueiredo; uma em Eldorado do Carajás; uma em Parauapebas; e uma em São Geraldo do Araguaia.

Estes são os veículos roubados em 2020, mas o superintendente, informou terem sido encontrados, também, dois veículos de Marabá roubados em 2018 e 2019. Também foram localizados carros roubados dos estados do Tocantins e Goiás.

“Uma perícia foi requisitada para aquele local, pois acreditamos que mais veículos roubados possam aparecer. Ficamos impressionados com a quantidade de peças já desmontadas que foram encontradas. Ainda apostamos que encontraremos mais de 20 ou 30 veículos roubados aqui nossa região”, acrescenta o delegado Thiago.

O superintendente explica que essa modalidade de crime é comum na região de Carajás, mas a PC está trabalhando para erradicar o delito. “Acreditamos que após essas prisões, os roubos de veículos serão reduzidos”, estima Thiago.

De acordo com a investigação, Expedito receptava os veículos e vendia as peças para pessoas daquela região. Ele também colocava os objetos de roubo nos próprios carros, que eram locados para as prefeituras dos municípios ao redor. “Um dos presos afirmou que só em 2020 já desmanchou 15 caminhonetes”, comentou o delegado.

SEGUNDA FASE

As investigações irão longe, pois já duram sete meses e a PC garante que continuará em busca de novos veículos e pessoas envolvidas no crime. “Vamos trabalhar para identificar toda a cadeia criminosa para, quem sabe, colocarmos esses outros envolvidos atrás das grades”, finaliza o superintendente. (Zeus Bandeira e Evangelista Rocha)

Comentários

Mais

Motoqueiro bêbado provoca acidente na Folha 29

Motoqueiro bêbado provoca acidente na Folha 29

Após atravessar o canteiro central e tentar alcançar a pista, o condutor de uma motocicleta, Elias Alves de Almeida, de…
Motociclista morre ao bater moto em carro estacionado

Motociclista morre ao bater moto em carro estacionado

Uma fatalidade ceifou a vida do trabalhador rural Jorcelino Alves de Araújo, de 51 anos de idade, morador do município…
Adolescente é apreendido por matar desafeto no Bairro da Paz

Adolescente é apreendido por matar desafeto no Bairro da Paz

Entre os crimes registrados em Marabá está semana está o assassinato de Gabriel da Silva Ribeiro, de 24 anos. Ele…
Polícia faz caçada a um dos suspeitos de envolvimento na chacina de Parauapebas

Polícia faz caçada a um dos suspeitos de envolvimento na chacina de Parauapebas

Parauapebas presenciou, na última quarta-feira (15), uma cena de terror: cinco corpos foram encontrados Às proximidades do bairro Vila Nova,…
Moradores encontram corpo próximo à Folha 8

Moradores encontram corpo próximo à Folha 8

Moradores da Folha 8, Núcleo Nova Marabá, encontraram próximo ao Rio Tocantins um corpo, do sexo masculino, já em estado…
Colisão entre duas motos deixa um em estado grave

Colisão entre duas motos deixa um em estado grave

Após atravessar o canteiro central e tentar alcançar a pista, o condutor de uma motocicleta, de prenome Elias, se chocou…