Correio de Carajás

Aulas presenciais na rede municipal de Parauapebas são incertas

Com o retorno parcial das aulas presenciais na rede estadual de ensino, nesta segunda-feira (2), após um ano e quatro meses de ensino remoto em função da pandemia de covid-19, os pais com crianças matriculadas nas redes municipais estão preocupados com o futuro dos filhos. Em Parauapebas, ainda não há decisão neste sentido.

Conforme informou a Secretaria Municipal de Educação (Semed), nesta segunda, as aulas não presenciais terão início nesta terça-feira (3), mas o plano de retorno das aulas presenciais da rede de ensino está pronto.

Entretanto, haverá uma reunião na quinta-feira (5) com a Comissão Intersetorial de Biossegurança – formada por representantes dos conselhos, vigilância sanitária, sindicato e outras secretarias – para avaliação e tomada de decisão sobre o melhor momento para o retorno na rede municipal.

Leia mais:

ESTADO

No estado, as escolas foram adaptadas com a instalação de pias e dispensadores de álcool para higienização de mãos; além de aferição de temperatura; distribuição de máscaras de proteção e medidas sanitárias previstas no Plano de Retomada de Aulas.

Este momento, segundo o governo estadual, é considerado um processo de acolhimento, uma vez que o retorno considera 25% das turmas da 3ª série do Ensino Médio; 5º, 9ª ano do Ensino Fundamental; além das terminalidades da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O retorno presencial é optativo e os alunos podem continuar estudando por meio do Todos Em Casa pela Educação. Entretanto, a escolha das turmas que iniciaram o presencial considera a competitividade para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), a ser realizada em novembro. (Luciana Marschall – com informações da assessoria da Prefeitura de Parauapebas e da Agência Pará)