Uma combinação de resultados e uma emocionante virada no fim: assim foi a classificação do Atlético Paraense para as quartas de final do Campeonato Paraense Série B. O Tricolor do Norte venceu o Cametá fora de casa pelo placar de 2 a 1, após estar perdendo a partida até os 46 minutos do 2º tempo.
Em Moju, no mesmo horário, o líder do grupo E Parauapebas FC finalizou sua campanha na fase de grupos com chave de ouro: goleada de 5 a 0 contra o Santos Athlético, resultado que colocou o Gigante de Aço como melhor equipe da primeira fase da competição. Os gols foram marcados por Wilyan, Índio, Anderson, Gabriel e Aleílson.
SOBROU EMOÇÃO
Leia mais:Após um primeiro tempo sem gols, o Mapará abriu o placar logo aos 30 segundos de 2º tempo: Pet bateu cruzado, a bola desviou na defesa do CAP e entrou. Após isso, o Atlético se lançou ao ataque, sem saber se o resultado serviria para a classificação, mas sem deixar de lutar.
Só aos 46 minutos Rian lançou bola no meio da zaga, encontrando Felipinho livre, que tocou na saída do goleiro Dida. O empate não interessava para nenhuma das duas equipes, e com cinco minutos acrescidos ao tempo de jogo, a partida ficou emocionante. Aos 48 minutos, porém, brilhou a estrela de Matheus Café, que recebeu na grande área, driblou o goleiro e empurrou para o gol: 2 a 1 para o CAP no frigir dos ovos.
De olho nos outros segundos colocados dos grupos da Segundinha, o Atlético terminou a partida sem saber se estava classificado. Com o empate entre Fonte Nova e Pedreira, a derrota do União Paraense para o Vênus e o empate do Izabelense contra o Capitão Poço, a vaga foi assegurada.
O CAP terminou a fase de grupos com dez pontos, mesma pontuação de Fonte Nova e Izabelense; o primeiro critério desempate são as vitórias: Atlético e Izabelense tem três, contra duas do Fonte Nova. O Tricolor do Norte conseguiu a classificação por ter um gol a mais no saldo que o Izabelense, superando-o assim apenas no segundo critério desempate. Não faltou fé e dedicação a equipe, que venceu as três últimas partidas da fase de grupos após começar a competição com duas derrotas e um empate.
Classificaram-se também como líderes de grupo Caeté, São Raimundo, Amazônia Independente e Pedreira. A partida entre Pinheirense e Tiradentes foi adiada por falta de policiamento no estádio Abelardo Conduru, em Belém, mas não influenciará na classificação do CAP; caso o Pinheirense vença, classifica-se como líder do grupo B, com o Sport Real se tornando o melhor vice da fase de grupos. Se não vencer, o Sport Real é líder, e o Pinheirense, melhor vice. (Juliano Corrêa)