Contando com a participação de dois atletas cadeirantes, acontecerá no dia 7 de maio, em Parauapebas, a 23ª edição do ABCF Fitghing. Geova Rodrigues, de 38 anos, da academia Associação Girão de Artes Marciais, lutador profissional de karatê e jiu jitsu na categoria Pessoa Com Deficiência (PCD), desafia Pedro Saraiva Costa, de 47, corredor profissional e jogador de basquete.
Pedro não tem experiência em luta e quando questionado pelo Correio de Carajás sobre o que o motivou a aceitar o combate, tendo em vista que seu adversário é lutador profissional e compete na categoria já há algum tempo, contou que seu amor pelo esporte lhe instigou a se preparar, treinando para aceitar o desafio feito quatro anos antes, em 2018, por Geova.
Sobre a iniciativa de Marcio Machado, organizador do evento, em receber os cadeirantes para um combate inaugural, ele comenta: “Essa luta será uma grande oportunidade tanto para os cadeirantes, quanto para as outras pessoas, primeiramente porque vai mostrar que não nos limitamos à cadeira de rodas, e também que podemos sim nos desafiar em esportes como esse. Somos capazes de vencer barreiras”, garante.
Leia mais:Cícero Apolo Pereira, conhecido na região como “Apolo Pitbull”, lutador de muay thai e treinador de Pedro para a luta, afirma que concentra os treinos do atleta no boxe e condicionamento físico, o preparando da melhor forma possível para enfrentar o adversário. A luta acontecerá no Ginásio Poliesportivo da cidade.
Geova Rodrigues, também entrevistado pela Reportagem, comenta que a vida na cadeira de rodas não mudou seu interesse pelas artes marciais, existente desde antes de se tornar PCD. “Já praticava capoeira e karatê, além do muay thai e jiu jitsu”, conta. O lutador acrescenta que a ideia desse enfrentamento inclusivo foi de ambos os participantes, que já acompanhavam as edições passadas do MMA regional. (Thays Araujo – Estagiária / com informações de Ronaldo Modesto)