Correio de Carajás

Asteroides, lasers e sucatas espaciais: baianos desenvolvem game de controle de nave espacial

Com apenas um único botão, o jogador precisa controlar nave espacial até objetivo final.

Um grupo formado por baianos lança nesta sexta-feira (13) o game 100% brasileiro Spaceship for Newbies.

O Spaceship for Newbies foi desenvolvido durante três anos. Com apenas um único botão, o jogador precisa controlar uma nave espacial até o objetivo final.

Apesar da meta ser ir do ponto A ao ponto B, o jogo cresce em dificuldade ao longo das 72 fases, desenhadas para desafiar até o mais experiente dos jogadores. Diversas mecânicas como asteroides, lasers e sucatas espaciais transformam a viagem em um verdadeiro teste de destreza e pensamento rápido.

Leia mais:

O jogo está disponível nas principais plataformas digitais mobile e desktop (Steam, Play Store – R$ 10,89 e Itch.io – U$S 4,99). O game pode ser jogado nas versões em português e inglês.

Baianos desenvolvem game de controle de nave espacial — Foto: Arquivo Pessoal
Baianos desenvolvem game de controle de nave espacial — Foto: Arquivo Pessoal

Mesmo antes de ter sido lançado, o jogo recebeu o prêmio de Melhor Game Baiano no V Encontro Baiano de Animação e Games (Animaí 2021).

“Ficamos muito felizes com a recepção. Não esperávamos, é claro, já que a versão enviada para avaliação ainda não era a final, mas o troféu só reforçou que a gente estava no caminho certo”, disse Caio Ribeiro, artista e level designer do game.

Fazem parte do grupo baiana Molotov Estúdios: Ana Clara Schramm, de 24 anos, responsável pelo controle de qualidade do jogo, Andrey Fontoura, de 27 anos, desenvolvedor do site institucional, Caio Ribeiro, 26 anos, criador da arte, Mateus Vilasboas, 27 anos, programador, Romualdo Santos, 28 anos, programador e game designer, além de Zenaide Dantas, 61 anos, que comanda a gerência de projetos.

Do grupo, apenas Ana Clara Schramm não mora na capital baiana. A integrante reside em Alagoinhas, cidade que fica cerca de 100 km da capital baiana.

Criação do game

 

Baianos desenvolvem game de controle de nave espacial — Foto: Arquivo Pessoal
Baianos desenvolvem game de controle de nave espacial — Foto: Arquivo Pessoal

A ideia da criação do Spaceship for Newbies surgiu durante a GMTK GameJam 2019, do canal “Gamemaker’s toolkit”. O tema, à época, era “Only One” – em tradução literal, “Apenas um”.

“Tivemos duas ideias diferentes, mas com um core semelhante. O objetivo sempre foi ter uma nave rotacionando e sendo controlada por apenas um botão”, contou Mateus Vilasboas, game designer do estúdio.

“Após muito refinamento, finalmente podemos levar Spaceship for Newbies para um público maior”, finalizou.

Dificuldades

 

Baianos desenvolvem game de controle de nave espacial — Foto: Arquivo Pessoal
Baianos desenvolvem game de controle de nave espacial — Foto: Arquivo Pessoal

Os baianos tiveram muitas dificuldades durante o período de desenvolvimento do game.

A equipe começou com alunos da Universidade Federal da Bahia (Ufba), sem remuneração. Os integrantes precisaram se dedicar ao projeto principalmente nos finais de semana, já que todos trabalhavam e estudavam. O jeito foi recorrer aos tempo livre.

Durante os três anos de desenvolvimento, outra barreira enfrentada pelos baianos foi a pandemia da Covid-19. O grupo precisou se afastar fisicamente já que o momento indicava o isolamento social como mais seguro a saúde de todos.

Com isso, toda a equipe passou a se reunir virtualmente. A mudança representou um desafio bem diferente do que estavam acostumados, com encontros presenciais e semanais, mas fortaleceu ainda mais o foco na criação do game.

Molotov Estúdios

 

Nascida de um sentimento de estagnação dentro do mercado de jogos, a Molotov Estúdios nasceu para tentar revolucionar o que vai de encontro ao Status Quo do mercado de Game Dev mundial.

Com a utilização de uma estrutura de co-criação, o objetivo do grupo é queimar a lógica de válvula de escape dentro dos ambientes de jogos e trazer inovação. A mensagem a ser passada é provocativa e que traga um sentimento identificável.

O grupo tem desejo de através da horizontalidade de processos, fortalecer o cenário baiano de produção de jogos.

(Fonte:G1)