Por volta de 7h30 desta sexta-feira, dia 29, seis funcionários da Loja Americanas da Marabá Pioneira chegaram para trabalhar e foram surpreendidos por quatro homens que lhes empurram para dentro e a obrigaram a abrir o cofre e repassar o dinheiro que havia lá. Ali por perto havia apenas o frentista de um posto de combustível que fica em frente e garis da Prefeitura de Marabá que varriam a rua.
O alarme disparou, a polícia foi acionada e chegou em apenas três minutos depois. As viaturas em frente à loja chamaram a atenção de quem passava pelo local e uma multidão foi se aglomerando às proximidades. Duas equipes do Grupamento Tático tomaram a frente e entraram na loja com escudos, mas os bandidos já tinham fugido.
Quem estava do lado de fora tentava contabilizar o número de bandidos do lado de dentro. Uma viatura do SAMU chegou logo depois ao local para atender os funcionários que estavam passando mal.
O sargento Bezerra, do Grupo Tático, disse que o NIOP informou que chegara uma informação de que a Loja Americanas estava sendo assaltada na Avenida Antônio Maia. A equipe chegou ao local, entrou na loja e havia um completo silêncio. Eles fizeram uma varredura e no piso superior encontraram seis funcionários que estavam sendo mantidos reféns na sala e estavam amordaçados. “Fizemos a liberação dos funcionários, buscamos acalmá-los, porque estavam muito nervosos. Verificamos a situação e se tratava de quatro elementos, que tinham passado poucos minutos dentro da loja e já haviam saído do local quando a polícia chegou”, disse Bezerra.
Os policiais orientaram os funcionários para que procurem a delegacia para registrar ocorrência do fato. “Estamos analisando as imagens do sistema de monitoramento da loja. A investigação será feita pela Polícia Civil, para que os bandidos sejam identificados e presos”, sustentou.
Os bandidos, segundo informação recebida pela PM, estavam de “rosto limpo”, sem usar nenhum subterfúgio para dificultar a identificação. Na saída, levaram duas motocicletas dos funcionários: uma Fan preta e uma Bros vermelha e as equipes da PM estão fazendo buscas para tentar encontrar os veículos e os condutores.
O valor do dinheiro roubado e se levaram produtos da loja, a gerente não informou à Polícia Militar, segundo o sargento Bezerra. (Ulisses Pompeu e Josseli Carvalho)