Correio de Carajás

Artrose: entenda como hábitos de vida podem desgastar articulações

Doença degenerativa é associada ao envelhecimento da população, mas tem sido cada vez mais diagnosticada em pessoas jovens

Foto: Freepik

A artrose se trata de uma condição degenerativa que causa o desgaste das articulações.

Geralmente, a doença é associada ao envelhecimento da população, mas tem sido cada vez mais diagnosticada em pessoas jovens com hábitos de vida associados à condição.

“Embora os fatores genéticos e o envelhecimento contribuam para o desenvolvimento da artrose, especialmente em regiões como o joelho e o quadril, o estilo de vida pode acelerar ou retardar a progressão da doença”, explicou Mauro Meyer, médico ortopedista especialista em cirurgia de joelho e quadril.

Leia mais:

Confira os principais hábitos associados à artrose

Sedentarismo e excesso de peso

Entre os principais fatores que contribuem para a artrose em uma idade precoce estão a falta de exercício físico e o excesso de peso. As articulações dependem do suporte muscular para distribuir o impacto e manter sua estabilidade, e esse suporte é adquirido através do fortalecimento muscular durante a prática de exercícios físicos.

“Quando os músculos ao redor da articulação não são fortalecidos, o joelho sofre sobrecarga, acelerando o desgaste da cartilagem. Além disso, o excesso de peso é um agravante significativo, pois aumenta a pressão sobre os joelhos, favorecendo o desgaste dessas articulações”, falou Meyer.

Alimentação e hidratação

A comida que ingerimos também influencia diretamente na saúde das articulações, já que ultraprocessados e alimentos ricos em açúcares e gorduras saturadas favorecem os processos inflamatórios no corpo, que prejudicam a regeneração das cartilagens.

Alimentos que atuam como anti-inflamatórios podem fazer o caminho inverso e ajudar a reduzir o risco e a progressão da artrose – como peixes, azeite de oliva, frutas e vegetais.

“Além disso, a hidratação adequada é essencial para a manutenção do líquido sinovial, que lubrifica e protege as articulações. A ingestão insuficiente de água pode comprometer essa lubrificação, favorecendo o atrito entre os ossos e acelerando o desgaste”, acrescentou o médico.

Postura e movimentos inadequados

Maus hábitos de postura, como ficar muito tempo de pé ou sentado, sem se movimentar, ou fazer exercícios físicos de maneira inadequada também geram sobrecarga nas articulações.

Assim como trabalhos que exigem movimentos repetitivos e impacto constante nos joelhos também podem favorecer a artrose precoce.

Álcool e tabaco

O consumo de álcool e o tabagismo também favorecem a degeneração das articulações.

O hábito de fumar compromete a circulação sanguínea e reduz a capacidade do corpo de regenerar tecidos, fazendo com que seja mais difícil para as cartilagens se recuperarem. Já o excesso de álcool também pode desencadear processos inflamatórios no corpo todo.

Como tratar a artrose?

O tratamento da artrose varia de acordo com a gravidade do quadro. “Nos casos leves e moderados, o principal objetivo é controlar a dor e a inflamação e melhorar a mobilidade. Já nos pacientes com a doença mais avançada, pode ser indicada a cirurgia para a substituição das articulações”, Marcos Cortelazo, médico especialista em joelho e traumatologia esportiva e membro da SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) e da SLARD (Sociedade Latino-americana de Artroscopia, Joelho e Esporte).

No caso de cirurgias, existem hoje cirurgias robóticas que ajudam na personalização do tratamento. “Os médicos continuam à frente das cirurgias, mas com a precisão do sistema robótico, temos tido tempos menores de internação, o paciente faz a movimentação do joelho com mais facilidade e isso causa menos dor no pós-operatório”, considera Mauro Meyer. Entre essas tecnologias, a Zimmer Biomet tem a plataforma robô Rosa, por exemplo, que ajuda nesse processo. “Cada paciente é único, deve ser avaliado e direcionado ao melhor caminho, de acordo com sua condição”, finaliza o ortopedista e cirurgião.

(Fonte: CNN Brasil/Fernanda Pinotti)