Correio de Carajás

Arrombamentos de final de ano alertam comerciantes de Marabá

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Período de final de ano é sempre assim: furtos, arrombamentos e até assaltos tiram o sossego do empreendedor marabaense e colocam a polícia em alerta

Final de ano chegando e o velho problema se repete no comércio marabaense: furtos e arrombamentos atormentam comerciantes, que sofrem prejuízo justamente no período do ano em que deveriam faturar um pouco mais. Nesse momento, o local que mais preocupa é o Núcleo Cidade Nova. O sindicato que representa os empreendedores marabaenses já pediu providências à polícia.

O caso mais recente se deu em uma loja de produtos infantis e para recém nascidos na Avenida Sol Poente. O arrombamento aconteceu um pouquinho antes das 5h da madrugada desta quarta-feira (24). Segundo Fernanda Guimarães, proprietário do estabelecimento, no momento em que os primeiros funcionários chegaram para trabalhar já viram que a porta estava arrombada e os vidros quebrados.

Fernanda lamenta os prejuízos, mas agradece a Deus por estarem todos bem/ Foto: Evangelista Rocha

O criminoso levou notebook, Iphone, dinheiro e mercadorias. Além disso, na mesma madrugada tentaram arrombar outro estabelecimento. “Graças a Deus está todo mundo bem, foi mesmo só um furto, não foi com arma, com nada”, comenta Fernanda, bem serena mesmo diante do prejuízo, que deve ficar em torno dos R$ 10 mil.

Leia mais:
Arrombador levou bens mercadorias e ainda deixou prejuízo ao danificar a entrada da loja/ Foto: Evangelista Rocha

Ainda de acordo com ela, o criminoso quebrou o cadeado, arrombou a porta, quebrou o vidro e colocou duto que quis dentro de uma mochila, como é possível vez nas filmagens. De acordo com o circuito interno de TV da empresa, o bandido demorou 20 minutos na ação criminosa: entrou às 4h45 e saiu às 5h05.

O criminoso foi filmado pelo circuito interno da loja no núcleo Cidade Nova/ Foto: Reprodução

Mais arrombamentos

Proprietário de uma rede de óticas em Marabá, o empresário Henrique Rocha é outro que também demonstra preocupação com as novas investidas dos bandidos sobre o comércio de Marabá. Uma das lojas dele foi alvo de roubo recentemente, quando foram levados notebook, celular e cheques.

Fora o prejuízo material, ele soma a isso a dor de cabeça: “Imagina você ficar pelo menos quatro dias para resolver as burocracias, como registro de Boletim de Ocorrência, repor o celular da empresa, cancelar chip de operadora”.

Ele é da opinião de que as autoridades já têm motivos, diante das recentes ocorrências, para montar uma estratégia diferente e encontrar os bandidos.

“Não estou sendo pessimista. Eu sou bem otimista, aliás. Mas vejo que todas as vezes que começa assim, os bandidos conseguem fazer o limpa em várias lojas, antes de serem pegos pela polícia. Então temos de cobrar das autoridades, da Polícia Civil, da Militar, para que se adiantem e consigam logo prender esses ladrões”, argumenta.

Providências

Diante da situação, o Sindicato do Comércio Varejista de Marabá (Sindicom) enviou dois ofícios aos comandos do 34º e do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) solicitando que seja reforçado o policiamento durante o dia e também as rondas noturnas nas áreas do comercio, tanto da Cidade Nova, que vive momento delicado, quanto na Nova Marabá, Marabá Pioneira, São Félix e Morada Nova.

Por telefone, o vice-presidente do Sindicom, Raimundo Alves da Costa Neto, explicou que os comerciantes sempre foram atendidos pela Polícia e tem certeza de que agora não será diferente. Ele observa já é praxe o aumento da movimentação no comércio nesta reta final de ano, com a injeção de 13º salário, além da liberação de auxílios do governo federal, que impulsionam as vendas de fim de ano. “Com isso, o aumento também dos roubos, furtos, assaltos e os arrombamentos de estabelecimentos comerciais nos quatros núcleos”, explica.

No ofício encaminhado à Polícia Militar, o Sindicom diz que “o aumento das condições de segurança será essencial para o sucesso da retomada da economia marabaense neste período em que as compras se acentuam e as lojas estarão abertas”.

“Operação Boas Festas”

Ouvido por este CORREIO, o coronel Dayvid Sarah Lima, comandante do CPR-II – 2º Comando de Policiamento Regional –, ao qual estão subordinados os dois BPMs, explicou que vai dar início à “Operação Boas Festas 2021”, distribuindo o efetivo nos principais corredores do comércio e área bancária, garantindo, assim, uma ação preventiva no período natalino e na virada do ano.

“Estaremos operando nos pontos estratégicos, de acordo com os dados estatísticos, com todo aparato, seja viatura, motocicleta, a pé e em bicicleta, e estaremos também trabalhando em conjunto com a sociedade, recebendo as informações e as denúncias, para podermos dar uma resposta aceitável para a população de Marabá”, declarou o coronel.

(Chagas Filho e Evangelista Rocha)

Comentários

Mais

Vítima recebe ligação informando onde está sua moto roubada

Vítima recebe ligação informando onde está sua moto roubada

Um caso curioso teve início no último domingo (5), com um assalto a mão armada contra Marcilene Siqueira do Santos,…
Acusado de matar ex-namorada é condenado a 23 anos de prisão

Acusado de matar ex-namorada é condenado a 23 anos de prisão

Cassiano Araújo Silva, de 32 anos, acusado do assassinato da ex-namorada, a adolescente Kesia Alves Bezerra, de 17 anos, recebeu…
Carreta tomba na PA-287, motorista morre e populares saqueiam carga

Carreta tomba na PA-287, motorista morre e populares saqueiam carga

Uma carreta com carregamento de hortifrúti tombou na Rodovia PA-287, entre Redenção e Conceição do Araguaia, sul do Pará. O…
Idoso é sequestrado em São João e libertado em Marabá 8 horas depois

Idoso é sequestrado em São João e libertado em Marabá 8 horas depois

Raimundo Nonato Cruz, de 66 anos, foi sequestrado por volta das 13 horas desta terça-feira (7). O idoso estava em…
Assassinado na VS-10 é identificado

Assassinado na VS-10 é identificado

Foi identificado o homem morto nesta segunda-feira (6) na divisa entre os bairros São Lucas II e Morada Nova, no…
Homem é preso por agressão à companheira

Homem é preso por agressão à companheira

Na noite desta segunda-feira (6), a Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica registrada no Vale…