Correio de Carajás

Arrombamentos de final de ano alertam comerciantes de Marabá

Período de final de ano é sempre assim: furtos, arrombamentos e até assaltos tiram o sossego do empreendedor marabaense e colocam a polícia em alerta

Final de ano chegando e o velho problema se repete no comércio marabaense: furtos e arrombamentos atormentam comerciantes, que sofrem prejuízo justamente no período do ano em que deveriam faturar um pouco mais. Nesse momento, o local que mais preocupa é o Núcleo Cidade Nova. O sindicato que representa os empreendedores marabaenses já pediu providências à polícia.

O caso mais recente se deu em uma loja de produtos infantis e para recém nascidos na Avenida Sol Poente. O arrombamento aconteceu um pouquinho antes das 5h da madrugada desta quarta-feira (24). Segundo Fernanda Guimarães, proprietário do estabelecimento, no momento em que os primeiros funcionários chegaram para trabalhar já viram que a porta estava arrombada e os vidros quebrados.

Fernanda lamenta os prejuízos, mas agradece a Deus por estarem todos bem/ Foto: Evangelista Rocha

O criminoso levou notebook, Iphone, dinheiro e mercadorias. Além disso, na mesma madrugada tentaram arrombar outro estabelecimento. “Graças a Deus está todo mundo bem, foi mesmo só um furto, não foi com arma, com nada”, comenta Fernanda, bem serena mesmo diante do prejuízo, que deve ficar em torno dos R$ 10 mil.

Leia mais:
Arrombador levou bens mercadorias e ainda deixou prejuízo ao danificar a entrada da loja/ Foto: Evangelista Rocha

Ainda de acordo com ela, o criminoso quebrou o cadeado, arrombou a porta, quebrou o vidro e colocou duto que quis dentro de uma mochila, como é possível vez nas filmagens. De acordo com o circuito interno de TV da empresa, o bandido demorou 20 minutos na ação criminosa: entrou às 4h45 e saiu às 5h05.

O criminoso foi filmado pelo circuito interno da loja no núcleo Cidade Nova/ Foto: Reprodução

Mais arrombamentos

Proprietário de uma rede de óticas em Marabá, o empresário Henrique Rocha é outro que também demonstra preocupação com as novas investidas dos bandidos sobre o comércio de Marabá. Uma das lojas dele foi alvo de roubo recentemente, quando foram levados notebook, celular e cheques.

Fora o prejuízo material, ele soma a isso a dor de cabeça: “Imagina você ficar pelo menos quatro dias para resolver as burocracias, como registro de Boletim de Ocorrência, repor o celular da empresa, cancelar chip de operadora”.

Ele é da opinião de que as autoridades já têm motivos, diante das recentes ocorrências, para montar uma estratégia diferente e encontrar os bandidos.

“Não estou sendo pessimista. Eu sou bem otimista, aliás. Mas vejo que todas as vezes que começa assim, os bandidos conseguem fazer o limpa em várias lojas, antes de serem pegos pela polícia. Então temos de cobrar das autoridades, da Polícia Civil, da Militar, para que se adiantem e consigam logo prender esses ladrões”, argumenta.

Providências

Diante da situação, o Sindicato do Comércio Varejista de Marabá (Sindicom) enviou dois ofícios aos comandos do 34º e do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM) solicitando que seja reforçado o policiamento durante o dia e também as rondas noturnas nas áreas do comercio, tanto da Cidade Nova, que vive momento delicado, quanto na Nova Marabá, Marabá Pioneira, São Félix e Morada Nova.

Por telefone, o vice-presidente do Sindicom, Raimundo Alves da Costa Neto, explicou que os comerciantes sempre foram atendidos pela Polícia e tem certeza de que agora não será diferente. Ele observa já é praxe o aumento da movimentação no comércio nesta reta final de ano, com a injeção de 13º salário, além da liberação de auxílios do governo federal, que impulsionam as vendas de fim de ano. “Com isso, o aumento também dos roubos, furtos, assaltos e os arrombamentos de estabelecimentos comerciais nos quatros núcleos”, explica.

No ofício encaminhado à Polícia Militar, o Sindicom diz que “o aumento das condições de segurança será essencial para o sucesso da retomada da economia marabaense neste período em que as compras se acentuam e as lojas estarão abertas”.

“Operação Boas Festas”

Ouvido por este CORREIO, o coronel Dayvid Sarah Lima, comandante do CPR-II – 2º Comando de Policiamento Regional –, ao qual estão subordinados os dois BPMs, explicou que vai dar início à “Operação Boas Festas 2021”, distribuindo o efetivo nos principais corredores do comércio e área bancária, garantindo, assim, uma ação preventiva no período natalino e na virada do ano.

“Estaremos operando nos pontos estratégicos, de acordo com os dados estatísticos, com todo aparato, seja viatura, motocicleta, a pé e em bicicleta, e estaremos também trabalhando em conjunto com a sociedade, recebendo as informações e as denúncias, para podermos dar uma resposta aceitável para a população de Marabá”, declarou o coronel.

(Chagas Filho e Evangelista Rocha)