A junina Arrastão do Amor, de Marabá, foi consagrada a grande campeã do Concurso Intermunicipal de Quadrilhas de Canaã de 2024, no último final de semana, 22 e 23. Com um tema que emocionou o público e os jurados, “Çairé – Sagrado e Profano”, a quadrilha conquistou não só o troféu, mas também o direito de participar do Concurso Nacional de Quadrilhas, que ocorrerá na próxima semana, no mesmo município.
A temática homenageou a emblemática batalha dos botos, um ritual festivo de Alter do Chão, em Santarém, que mistura o sagrado e o profano em uma celebração única da cultura amazônica. A apresentação foi marcada por um desempenho impecável, uma coreografia vibrante e trajes que refletiam a riqueza cultural da Amazônia.
Na ocasião, o grupo não só levou o título para casa como também ganhou o valor de R$ 10 mil.
Leia mais:Sebastiana Silva, a Siba, presidente da Arrastão do Amor, compartilha com emoção ao Correio de Carajás a trajetória do grupo, que já existe há 26 anos, começando sob o nome Arrastão do Odílio. “É uma alegria imensa ver nosso trabalho ser reconhecido. Nossos casais de noivos e nosso marcador conquistaram o primeiro lugar em todas as competições que participaram”, conta, destacando o desempenho brilhante de seus dançarinos.
A vice-campeã do concurso foi a quadrilha Rabo de Palha, de Parauapebas, que trouxe ao quadrilhódromo uma encantadora temática circense, transportando o público para um mundo de magia e diversão. Já a terceira colocada, a quadrilha Fuá da Conceição, também de Marabá, apresentou a temática “Uma Odisseia na Amazônia paraense”, que retratou as aventuras e belezas da floresta amazônica.
Com a vitória no concurso intermunicipal, as expectativas para a competição nacional estão altíssimas. “Estamos muito confiantes. Subimos para o grupo A no ano passado com uma performance belíssima e, agora, após essa vitória, acreditamos que temos grandes chances de conquistar o título nacional”, afirma Siba, demonstrando otimismo e determinação.
A Arrastão do Amor, agora, aguarda ansiosamente pelo próximo sábado, 29, quando a quadrilha enfrentará os melhores grupos do país no Concurso Nacional de Quadrilhas. Será mais uma oportunidade para celebrar a cultura junina e mostrar ao Brasil a força e a paixão das quadrilhas paraenses.
Até lá, os integrantes da Arrastão do Amor continuam ensaiando arduamente, aprimorando cada detalhe da coreografia e dos figurinos, com o objetivo de levar ao público um espetáculo ainda mais grandioso e inesquecível. A torcida é grande, e o sonho de conquistar o título nacional nunca esteve tão próximo. (Thays Araujo)