O Museu Municipal Francisco Coelho, localizado na Praça Duque de Caxias, na Velha Marabá, foi palco para a terceira edição do ‘Arraiá do Chico’.
Em alusão ao mês junino, a festa começou no final da tarde da última sexta-feira, 16, e contou com a presença de crianças, jovens, adultos e idosos, que integram os projetos sociais da Fundação Casa da Cultura de Marabá.
Dando o pontapé inicial das apresentações, que aconteceram na praça em frente à Catedral, as participantes do Projeto Ensinando e Aprendendo deram um show em uma quadrilhada improvisada. No estilo ‘roceira’, a quadrilha, composta pelas idosas, levantou a galera que assistia ao evento. Elas entraram no clima e algumas se vestiram de homem para poder ser ‘par de suas damas’ na dança.
Leia mais:Com alegria e contado com a participação popular, Vanda Américo, presidente da FCCM, afirma que as festas no museu são verdadeiros encontros. “Festejar o mês de junho, danças, comidas típicas. Fico muito feliz com a culminância dos projetos, isso significa que cumprimos mais uma etapa. Vale ressaltar que uma das grandes características das nossas festas é contemplar todas as faixas etárias”, disse Vanda Américo.
Entre uma apresentação e outra, o Grupo Pé de Moleque, formado por professores de música da FCCM, apresentaram diversas músicas em ritmo pé de serra.
Logo depois, o Coral Em Cantos, se apresentou em um palco montado na área externa do Museu. Crianças e idosos mesclavam suas vozes em lindas canções, que emocionaram a todos.
Para Wânia Gomes, diretora do Museu, esse é um momento muito especial, já que a festa junina faz parte da cultura do marabaense. “O Museu, sendo o guardião da cultura de Marabá, localizado aqui na Velha Marabá, nosso centro cultural, tem tudo a ver. Isso serve pra gente fortalecer nossa cultura, reunindo gerações e formando gerações”.
Para finalizar as apresentações do evento, as quadrilhas Gigantes do Norte (juvenil) e Fogo no Rabo (mirim) mostraram um verdadeiro espetáculo na praça.
A próxima festa junina organizada pela FCCM acontece nesta quinta-feira, 22, a partir das 18 horas, no projeto Praça da Juventude, no KM7, que atende mais de 700 crianças e jovens. (Ana Mangas)