Correio de Carajás

Argentina chega às quartas com mais times que o Brasil

Flamengo e Palmeiras podem reeditar final da Libertadores de 2021/Foto: Alexandre Vidal/ Flamengo
Por: Chagas Filho

Pela primeira vez depois de muito tempo, o futebol argentino chega às quartas de final da Conmebol Libertadores com mais representantes que os brasileiros. Os hermanos têm metade dos clubes que chegaram a essa fase da maior competição de clubes do continente americano. Já o Brasil segue com três representantes. O Equador entra de “estranho no ninho” nessa briga de cachorro grande, com um representante.

Na verdade, desde que o futebol brasileiro se tornou hegemônico na América do Sul, em 2019, esta é a primeira vez que os argentinos têm maioria nessa fase da competição. Ano passado, o Brasil chegava com cinco times, enquanto a Argentina tinha apenas um. Já no ano de 2023, o futebol brasileiro era representado por três clubes, contra dois argentinos.

Em 2022, aconteceu algo emblemático: as quartas de final se formaram apenas com times brasileiros (cinco) e argentinos (três). Por outro lado, em 2021, novamente cinco times brasileiros estavam presentes nas quartas contra apenas um argentino.

Leia mais:

Em 2020, a disputa entre argentinos e brasileiros estava mais equilibrada, com três times de cada país entre os oito melhores da Libertadores. E em 2019, o Brasil tinha quatro times, em quanto a Argentina chegava às quartas com três.

A hegemonia brasileira tem sido tão acentuada nesse recorte recente (de 2019 até aqui), que o Brasil venceu todas as edições da Libertadores, com direito a quatro finais somente com times brasileiros. Nas únicas duas finais em que os brasileiros venceram times estrangeiros eram sempre argentinos.

FINAL BRASILEIRA?

Em uma perna das quartas de final estão São Paulo (BR) e LDU (EC), que brigam por uma vaga na semifinal. Quem passar, enfrentará o vencedor do duelo mais embaçado dessa fase: Palmeiras (BR) e River Plate (AR).

Na outra perna os argentinos Vélez Sársfield e Racing duelam por um lugar na semifinal, para encarar o vitorioso que sairá do confronto entre Flamengo (BR) e Estudiantes (AR).

Como Flamengo e Palmeiras são, no atual momento, as duas maiores forças do futebol brasileiro e estão em lados opostos no chaveamento, é possível que aconteça uma final brasileira, reeditando a final de 2021, quando o Palmeiras venceu.

Mas, por outro lado, não se pode descartar o São Paulo, que também pode chegar à final. Detalhe: se um dos três brasileiros conquistar a “Glória Eterna” será o primeiro tetracampeão brasileiro de América.