Correio de Carajás

Árbitro de Marabá é selecionado para curso do VAR

Prodígio marabaense em atuação nas arenas nacionais, o árbitro Djonaltan Costa de Araújo, de 30 anos, foi recentemente convocado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para participar do Curso de Formação e Aprimoramento do Árbitro de Vídeo (VAR). Se aprovado, ele passará a compor a seleta equipe do VAR, utilizada em competições CBF/FIFA, sendo o terceiro paraense a alcançar tal posição.

A metodologia do curso foi adaptada em virtude da pandemia, sendo dividida em duas etapas: teórica e presencial. Para cumprir a fase presencial, ele terá de realizar exame RT-PCR com três dias de antecedência da data de início do curso. Outros dois profissionais de arbitragem também foram convocados e dividem tabela com a lista da Federação Paraense de Futebol (FPF): Bárbara Roberta da Costa Loiola e Luís Diego Nascimento Lopes, ambos de Belém.

Para a etapa teórica, será obrigatório que o jogador utilize equipamento (desktop, notebook ou tablet) conectado em internet de boa qualidade, possua ambiente adequado para atividade de estudo com longa duração e baixe o aplicativo “Starleaf” para acesso às aulas.

Leia mais:

Djonaltan, em fala ao CORREIO, destaca a honra de cerrar as fileiras da CBF e de compor a elite da arbitragem profissional da instituição. “O VAR hoje é uma realidade mundial. Estar neste seleto grupo com um número enorme de árbitros dentro do estado e em todo o país é sensacional, pois muitos queriam estar nesta posição”, comenta o marabaense, sobre ter sido selecionado.

Árbitro há 14 anos, desde 2007 pelo futebol amador, Djonaltan apitou o primeiro jogo de forma profissional somente quatro anos depois, em 2011, como árbitro central. Em 2014, o marabaense ingressou na CBF, ocasião em que atuou em campo na Série D do Campeonato Brasileiro.

Já em 2017, Djonaltan integrou o sexteto paraense em atuação na Série A do Brasileirão no encargo de árbitro adicional. Ele já apitou 102 jogos do maior campeonato de futebol do país, sendo 28 apenas na Série A. De 2016 a 2018, o profissional também participou do Programa de Renovação da Arbitragem Brasileira (PRAB).

Caso alcance a certificação no curso, que é intensivo, Djonaltan será o terceiro paraense capacitado para o VAR, visto que atualmente o Pará conta com os árbitros Andrey Silva e Dewson Freitas habilitados, além dos assistentes Helcio Neves e Márcio Dias. “Estou muito feliz, pois sei que é uma grande oportunidade para subir mais um degrau na carreira e continuar levando o nome da minha cidade para o mundo”, conclui ele. (Da Redação)