📅 Publicado em 19/12/2025 16h48
A árbitra Gleika Oliveira Pinheiro, da Federação Paraense de Futebol (FPF), passa a integrar o seleto quadro de arbitragem da FIFA – Federação Internacional de Futebol –, a partir de 2026. Trata-se de uma conquista que recoloca o futebol paraense no cenário internacional e reafirma o papel da representatividade feminina como motor de transformação no futebol, inspirando novas gerações.
“Gleika trilhou cada etapa com mérito técnico, consistência e coragem, abrindo caminhos e fortalecendo a presença das mulheres em um espaço historicamente ocupado por homens”, diz postagem oficial da FPF no Instagram.
De fato, ela foi a primeira mulher a apitar uma final masculina profissional no Pará, além de ser presença constante em grandes decisões nacionais. No currículo, soma finais da Copa do Brasil Feminina e atuações em grandes competições nacionais. Árbitra da FPF desde 2017 e integrante do quadro da CBF desde 2022, ela agora alcança o patamar máximo da carreira.
Leia mais:Na avaliação do presidente da FPF, Ricardo Gluck Paul, essa conquista é fruto de um amplo processo de reformulação, investimento em tecnologia e fortalecimento humano.
Com Gleika, o Pará volta a ter uma representante no quadro FIFA após Dewson Fernando Freitas, que utilizou o distintivo entre 2015 e 2019. (Com informações da FPF)
