Correio de Carajás

Após reclamações, SAAEP anuncia solução e gestor bebe água em frente à imprensa

Em decorrência de reclamações de moradores do Bairro Tropical, em relação à recorrente falta de água, do cheiro forte e gosto ruim, o gestor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAEP), Sérgio Balduíno, convocou coletiva de imprensa na Estação de Tratamento na manhã desta quinta-feira, 31, e afirmou que o odor e cheiro da água são decorrentes do início do período das chuvas. Além disso, informou, a equipe está implementando o tratamento da água com carvão ativado.

“Quando chove vem junto aquelas folhas, aquela lama e vem junto o cheiro, isso é natural aqui para a nossa região em outubro e novembro. Esse ano foi até menos que no ano passado. Mas as providências já foram tomadas, além do sulfato, do cloro que a gente acrescenta todo dia, acrescentamos o carvão ativado para tirar esse gostinho e esse cheiro da água que é das algas, das folhas que caíram no rio”, declarou.

Para demonstrar a água, que estava transparente no vasilhame, o gestor, que é também vice-prefeito de Parauapebas, ingeriu o líquido em frente às equipes de reportagem para atestar sua segurança com a qualidade da água. “A transparência da água limpa, podem ver que não há mau cheiro”, descreve o gestor. O carvão, acrescenta, só é utilizado nessa época do ano.

Leia mais:

Balduíno disse, ainda, que o encanamento irregular feito por alguns moradores pode afetar a qualidade da água. “Há casos de moradores que constroem uma casa, não vêm no SAAEP fazer um cadastro, eles mesmo pegam lá da rua e fazem a ligação para a casa deles, mas isso suja a água do vizinho, aí a reclamação vem de quem é próximo. A gente vai lá olhar e verifica que a água não sai daqui desse jeito. Agora nós estamos fazendo a limpeza do filtro e o acréscimo do carvão”, detalhou.

O gestor do SAAEP citou que no início da gestão, em 2018, a equipe fez a limpeza nos filtros que estavam há mais de 16 anos sem a limpeza correta. Por fim, informou que foram iniciados 11 quilômetros de rede que abrange o Bairro Nova Carajás e chega ao Bairro Cidade Jardim. “Para que ano que vem não tenha problema de falta de água no Bairro Cidade Jardim, também vamos fazer abranger os Bairros Betânia, Tropical e Ipiranga”. (Theíza Cristhine e Adersen Arantes)