No final da tarde desta segunda-feira (29), o prefeito Darci Lermen enviou ao líder da Câmara dos Vereadores, Ivanaldo Braz, um projeto de lei que tipifica estabelecimentos para prática de atividade física, como as academias, como serviço essencial.
O projeto de lei advém do Indicativo nº 119/2021 de autoria do vereador Francisco Eloecio (Republicanos), mas foi encaminhado à Casa de Leis após protestos pacíficos, na porta da Prefeitura Municipal, de profissionais da educação física e empresários exigindo a reabertura das academias, fechadas sem exceções durante o período de lockdown que perdurou na última semana.
A última mobilização ocorreu na quinta-feira (25). Em outro ato, realizado no início do mês, o prefeito havia se comprometido com a categoria a encaminhar o Projeto de Lei à Câmara Municipal.
Leia mais:A indicação do vereador justifica a mudança na lei “basicamente porque o bom condicionamento físico está diretamente associado a melhor ativação do sistema imunológico em seres humanos”.
O projeto ainda deixa a atividade condicionada ao cumprimento de normas sanitárias e protocolos determinados pela prefeitura, na figura de Poder Executivo.
No domingo (28), um novo decreto começou a vigorar no município, permitindo a reabertura de alguns estabelecimentos de serviços não-essenciais, porém mantendo o bandeiramento vermelho decretado pela lei estadual, que permite a abertura apenas das atividades essenciais. (Juliano Corrêa)