Alguns dias depois de muito debate e posicionamentos contrários à propaganda que estava fixada em um outdoor próximo à ponte do Rio Itacaiunas, no Núcleo Cidade Nova, durante este final de semana, o órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) em Marabá solicitou a retirada da imagem pela empresa responsável.
O anúncio do espaço de bronzeamento Sol no Bronze mostrava a fotografia de um casal nu, na qual a mulher aparecia deitada sobre o homem e este com as mãos nas nádegas dela. Nas redes sociais teve gente que associou a publicidade à pornografia e quem rapidamente invocou a moral e os bons costumes, questionando, principalmente: “e as crianças?”.
O local, na Rodovia Transamazônica (BR-230), é uma das principais vias da cidade, sendo a única ligação entre Cidade Nova e os demais núcleos de Marabá e ponto onde a movimentação é sempre grande. Por telefone, na tarde desta segunda-feira (17), a coordenadora do Procon, Zelia Lopes de Souza, informou que na sexta-feira (14) um fiscal recebeu questionamento sobre a imagem, portanto a primeira ação do órgão, nesta segunda, foi notificar a empresa e solicitar a retirada.
Leia mais:“A imagem é extremamente abusiva, fere a família e as crianças. A impressão é de haver um apelo sexual”, comentou, acrescentando que a propaganda foi considerada abusiva pelo órgão, baseando-se no Código de Defesa do Consumidor, além de ferir artigos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
“Comunicamos a empresa e eles não resistiram, providenciaram a retirada, acredito que até devido ao movimento nas redes sociais. Às 13 horas (de hoje) a proprietária já informou que foi retirada e mandou foto com outra propaganda no lugar”, explicou a coordenadora.
Conforme ela, não foi aplicada sansão porque em um primeiro momento o objetivo do Procon é conscientizar os estabelecimentos. “A sugestão que damos a todo estabelecimento é que consulte o próprio corpo jurídico antes de divulgar e mesmo o Procon se coloca à disposição para auxiliar neste sentido”.
POSICIONAMENTO
A Reportagem do Correio de Carajás procurou a empresa responsável pela publicidade, a qual informou não ter sido procurada diretamente para reclamações, mas ter recebido ‘prints’ da discussão nas redes sociais. Por conta disso, solicitou ainda no sábado (15) uma nova arte para ser colocada no outdoor em questão.
A proprietária, Ana Flávia, encaminhou posicionamento se desculpando pelo ocorrido. Leia, na íntegra:
“Primeiramente gostaria de pedir perdão a toda população Marabaense de todo o meu coração, pois também sou mãe, filha, neta, enfim, como mulher brasileira e também como empreendedora. Como ser humano, infelizmente, somos falhos, mas quero deixar bem claro que em momento algum eu tive a intenção de provocar alerta sexual, em nenhum momento isso passou pela mente. A intenção de divulgação como mês dos namorados sempre foi válida em mente, quem já conhece nosso espaço e procedimento sabe que se tem algo que sempre foi nossa prioridade foi retirar a tarja de vulgaridade do nosso procedimento, que é algo sexy e não vulgar, porém ainda tem muitas pessoas que julgam e veem com outros olhos, infelizmente.
Queremos que a população marabaense se coloque em nosso lugar e nos perdoe por algo que jamais foi a intenção final, tanto é que a retirada do material partiu da própria empresa, desde que soubemos da indignação da população tomamos as devidas providências antes do Procon, com seu devido trabalho de fiscalizar e que por sinal está de parabéns.
Somos uma empresa séria que como qualquer outra cumpre com seu dever, paga seus devidos impostos e trabalhamos de sol a Sol. Não acontecerá novamente, peço também que respeitem nosso trabalho, não é porque ocorreu uma falha que deixaremos de trabalhar corretamente com ética e profissionalismo”. (Luciana Marschall)