Correio de Carajás

Após hiato de 2 anos, desfile da Pátria volta com olhar no futuro

Estudantes da Vila Murumuru durante o desfile da Pátria na manhã desta quinta-feira

Os desfiles em homenagem à Independência do Brasil retornaram em Marabá nesta quinta-feira, dia 1º de setembro, após dois de hiato em virtude da pandemia provocada pela covid-19. Ao todo, até o dia 7, serão realizados 15 desfiles na cidade e no campo, sob a organização da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). A Banda Waldemar Henrique abrilhantou o evento com músicas temáticas ao longo do trajeto.

Nesta quinta-feira, foram realizados desfiles em duas comunidades do campo ao mesmo tempo. Na Vila Murumuru, os alunos da Escola Rui Barbosa percorreram a via principal da comunidade, desfilando e apresentando a temática da programação deste ano: “Vejo a vida melhor no futuro”. Por meio de faixas e cartazes, os estudantes dialogaram com sua comunidade sobre os dilemas da pandemia, as perdas, milagres e as aprendizagens.

O secretário adjunto de Educação, Valmir Moura, agradeceu o empenho dos pais e professores nos estudos durante o período de pandemia e disse que retornar com os desfiles estudantis é uma demonstração de que a situação está bem melhor. “Esta escola tradicional em nosso município também mostra aos moradores da comunidade que a educação é capaz de transformar e superar os desafios. Vamos comemorar os 200 anos da Independência de nosso país com foco no futuro. E as crianças representam bem esse futuro”.

Leia mais:

Também houve desfile na Três Poderes, onde os estudantes da educação infantil, ensino fundamental e médio também foram à principal via da comunidade mostrar garbo e civismo, reverenciando a Pátria e a importância de preservar o presente para as futuras gerações. (Ulisses Pompeu)