Cinco homens foram presos ontem, segunda-feira (8), portando armas de fogo na Fazenda Santa Clara, em Marabá, após denúncias de que uma milícia estaria aterrorizando moradores da região, onde há um assentamento da Frente Nacional de Luta (FNL).
A equipe da Delegacia Especializada em Conflitos Agrários de Marabá, com apoio de policiais civis de Parauapebas, foram ao local e prenderam, inicialmente, Wanderson Cardoso, conhecido como “Zoinho”, portando uma espingarda de dois canos, calibres 20, e 11 cartuchos, e Ernandes Lira Penha, este portando uma pistola calibre 380, com um carregador e 19 munições intactas.
Ambos foram presos quando estavam chegando na propriedade da fazenda, em uma Hilux, na barricada que separa a fazenda do acampamento da FNL. Em mais buscas pela propriedade foram presos Jonas Gomes Trindade e Gean Nascimento de Souza, cada um portando um revólver calibre 38 e 24 munições.
Leia mais:Pouco depois, chegou ao local Ananias Sousa Soares, que informou aos policiais civis também ter uma arma, guardada no interior de um caminhão. No veículo foi apreendida mais uma espingarda, esta de um cano, calibre 12.
Na sede da fazenda, por fim, foi encontrada outra espingarda calibre 28. Também foi apreendida uma picape que, conforme as denúncias, era utilizada em rondas para causar “terror” na região, além de motosserras e fogos de artifícios. (Luciana Marschall)