Um trabalho de investigação feito pela Polícia Civil em Rondon do Pará desencadeou a operação “Retomada” concluída na sexta-feira (26). O início da ação ocorreu na segunda (22), quando começaram a ser cumpridas 11 prisões, parte delas por determinação da justiça. Os alvos são membros do Comando Vermelho, que tem se instalado no município.
A operação contou com apoio das polícias Civil de São Paulo, do Tocantins e de Minas Gerais, além da força policial nos municípios paraenses de Conceição do Araguaia, Belém e Abaetetuba.
Desde 2023, os números de crimes relacionados a facções como tráfico de drogas, roubos, furtos e homicídios têm crescido consideravelmente, levando insegurança e pânico à população. Atraídos pela proposta de “ganhar dinheiro fácil”, muitos jovens têm se envolvido com práticas ilícitas.
Leia mais:Além dos mandados de prisão, foram realizadas prisões em flagrante e apreendidas drogas. O trabalho de investigação teve quebra de sigilos telefônicos e campanas.
O nome da operação é uma referência aos diálogos usados entres os integrantes da organização criminosa, fazendo alusão a frases como “vamos dominar a cidade” ou “a cidade será nossa”.
Conforme Thiago Silva, delegado responsável pela operação na cidade, a Polícia Civil de Rondon do Pará reafirma o compromisso com a população, “sendo instrumento de defesa da comunidade contra atividades criminosas. (Luiz Carlos Silva-Freelancer com informações da PC de Rondon do Pará)