O promotor de Justiça de São Geraldo do Araguaia, Erick Ricardo Fernandes, instaurou notícia de fato determinando a expedição de ofício para vários órgãos públicos solicitando providências para que seja evitada aglomeração na Serra das Andorinhas.
No último final de semana, um vídeo expondo a grande quantidade de pessoas em uma das cachoeiras ganhou projeção nacional. Em meio à pandemia de covid-19 os frequentadores não estavam utilizando máscaras, observando as recomendações sanitárias ou mantendo o distanciamento social enquanto aproveitavam as belezas do Parque Estadual Serra dos Martírios-Andorinhas.
O promotor solicitou ao delegado da Polícia Civil local que fossem tomadas providências para verificar a situação das pessoas que estavam desobedecendo aos decretos municipal e estadual, bem como o proprietário da área em questão. Uma das principais cachoeiras do parque está localizada em espaço privado.
Leia mais:O Ministério Público requereu também à Secretaria de Meio Ambiente Municipal que verificasse a situação do licenciamento ambiental para desenvolvimento de atividades no local e, ao Ideflor, que fortaleça a fiscalização.
Deverá ainda ser analisada pela Secretaria de Administração Municipal a situação de um suposto servidor público que aparece no vídeo desdenhando da saúde púbica. “Enviamos ainda ofício à Vigilância Sanitária, para que apresente relatório de fiscalizações realizadas no local”, frisou o promotor. (Da Redação /Ascom MPPA)