Termina às 23h59 desta terça-feira (30) o prazo para os microempreendedores individuais entregarem a Declaração Anual do Simples Nacional, uma das obrigações da categoria. Em Parauapebas, apenas 1.915 entregaram a declaração, número correspondente a 31% do número de cadastros. Em Marabá, a porcentagem foi ainda menor, 2.156 declararam, o que corresponde a 29% do número total, de acordo com dados do último levantamento, em 19 de junho.
A declaração é feita de forma online, no endereço www.portaldoempreendedor.gov.br. Ao todo, 60 mil microempreendedores individuais paraenses entregaram a declaração até 19 de junho, quando foi realizado o último levantamento, número considerado pequeno quando comparado ao número de MEI no estado, que somam 218.404.
Em caso de dúvidas sobre a declaração, o Sebrae disponibiliza atendimento digital, através do portal da instituição: www.pa.sebrae.com.br. Todo ano o Microempreendedor Individual deve declarar o valor do faturamento bruto do ano anterior por meio da Declaração Anual, prazo esse que chegou a ser prorrogado por conta da pandemia da Covid-19.
Leia mais:O número de Microempreendedores Individuais cresceu mais de 6% no Pará entre os meses de março e junho de 2020, período em que esses mesmos negócios foram impactados de forma negativa pela pandemia do novo coronavírus.
Segundo dados divulgados pelo Sebrae no Pará, no período da pandemia estudado – 14 de março a 20 de junho – foram registrados 13.045 MEIs no estado, aumento de 6,35%, acima da taxa nacional em quase dois pontos percentuais (4,45%). A média de formalizações foi de 133 registros por dia (nos 98 dias), período que a pandemia começou a fechar os estabelecimentos e ser mais sentida no estado.
Em comparação ao que era antes desse período, houve um crescimento de 6.35%. (Theíza Cristhine com informações da Ascom do Sebrae)