Correio de Carajás

Apenas 12 candidatos tiraram nota máxima na redação do Enem

Enem teve o menor número de redações com pontuação máxima dos últimos dez anos. Antes, menor número tinha sido após a pandemia, quando 18 alunos chegaram a nota mil.

Folha de rascunho da redação do Enem. — Foto: g1

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve o menor número de alunos com nota máxima na redação dos últimos dez anos. Segundo o Ministério da Educação (MEC), apenas 12 alunos chegaram à nota máxima.

O resultado do Enem de 2024 foi divulgado nesta segunda-feira (13). O exame é a porta de entrada para alunos do ensino médio em universidades públicas no Brasil. A prova é composta por 180 questões e uma redação.

  • Alagoas
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Goiás
  • Maranhão
  • Pernambuco
  • Rio Grande do Norte
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Minas Gerais

Apenas os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro tiveram mais de uma redação nota mil. Os demais tiveram apenas um aluno com a pontuação máxima.

O MEC ainda informou que, na rede pública, apenas uma redação teve nota máxima. Os demais são da rede particular.

Distribuição dos candidatos nota mil no Enem 2024. — Foto: Inep/MEC
Distribuição dos candidatos nota mil no Enem 2024. — Foto: Inep/MEC

Distribuição dos candidatos nota mil no Enem 2024. — Foto: Inep/MEC

➡️ Neste ano, o tema da redação na aplicação regular foi ‘desafios para a valorização da herança africana no Brasil’A proficiência média da redação, que considera média das notas de todos os candidatos, foi de 660 pontos, 15 pontos a mais do que na edição de 2023.

Menor número em dez anos

 

O número de notas mil deste ano é o menor registrado em dez anos, segundo os dados do Ministério da Educação. Antes, o menor número registrado tinha sido em 2022, após a pandemia, quando 18 alunos tiveram a nota máxima.

Para o professor de redação do curso Anglo, Sérgio Paganim, a queda do número de redações é um reflexo de uma banca de correção mais rígida. Ele explica que o tema foi considera fácil, porque está em debate e é abordado de vários aspectos em matérias ao longo do Ensino Médio.

Segundo Paganin, com um tema mais fácil, a banca acabou sendo mais rigorosa com o repertório que o aluno apresentou.

“Eu acho que o tema é que faz com que a banca se coloque numa posição mais rigorosa para cobrar aspectos mais articulados, repertório mais articulado, linguagem mais articulada, já que o tema fatalmente é um tema mais simples”, explica Paganin.

 

Além disso, o repertório já era um ponto de atenção entre os corretores do Inep.

(Fonte:G1)