A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Conceição do Araguaia, no sul do Pará, foi um dos principais destaques na 23ª Olimpíadas Especiais das APAEs, conquistando uma medalha de Ouro, com o aluno João Batista, na modalidade individual arremesso de pelota, além da ótima participação da equipe de futsal, que disputou a fase eliminatória da competição. O evento foi realizado entre os dias 5 e 10 desse mês, em Aracajú, capital de Sergipe.
As Olimpíadas Especiais das APAEs acontecem a cada três anos com a participação de instituições de todo o Brasil. O evento é realizado por etapas, sendo a primeira a nível regional dentro de cada estado. Os campeões regionais participam do evento a nível estadual, assim classificando, em tese, os melhores de cada um para participar da disputa nacional. O Pará foi o estado da região Norte com o maior número de medalhas nesta edição do evento.
A APAE de Conceição do Araguaia vem se destacando nos últimos anos em suas ações dentro do movimento Apaeano. Inclusive, alcançou a níveis regionais e estaduais o primeiro lugar no pódio nas categorias de futsal e arremesso da pelota, garantindo sua participação nesta olimpíada nacional, representando o Estado do Pará nas duas modalidades.
Leia mais:“A participação da APAE de Conceição do Araguaia em eventos como este traz consequências extraordinárias na vida de cada um dos nossos alunos, além disso, reforça que através do esporte também se faz a inclusão”, disse Fernando Souza, presidente da entidade no município.
Ele acompanhou os alunos, juntamente do diretor financeiro, Renildo Alves, e dos técnicos profissionais de Educação Física, Daniel Souto e Paulo Henrique. (Delmiro Silva)