Durante a manhã desta sexta-feira (18), foi comemorado o aniversário de 24 anos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) em Marabá. A data foi marcada por celebração ecumênica, apresentações culturais, música, alegria e muitos agradecimentos, com centenas de usuários, familiares e colaboradores da organização.
O evento aconteceu na sede da instituição, localizada no Bairro Jardim Belo Horizonte, na Cidade Nova, entre 8h e 12h, e contou com a presença dos profissionais e funcionários, pautando quase duas décadas e meia de luta conjunta com o apoio dos governos municipal e estadual, da iniciativa privada e de muitos apoiadores que cooperam para manter a APAE.
O aniversário da associação é celebrado todos os anos e, juntamente com o propósito dela, objetiva atentar a sociedade para a importância da inclusão, autonomia e aprendizado das pessoas com deficiência intelectual e múltipla.
Leia mais:Na entidade, do acolhimento aos atendimentos psicológicos, pedagógicos, motores, artísticos, de recreação, entre outros, todas as atividades acontecem em ambientes especialmente pensados e organizados para que os usuários obtenham desempenho máximo. A equipe de colaboradores é formada por profissionais altamente qualificados e o trabalho desenvolvido na unidade já se tornou referência para outras unidades.
Ao Correio, Sandra Fernandes dos Santos Borges, colaboradora do projeto há 22 anos, explica sobre a divisão das equipes clínicas e pedagógicas da organização. “Hoje, temos um grupo de trabalho multidisciplinar da área da saúde, formado por fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicólogos e assistentes sociais. Eles trabalham com estímulo da leitura, escrita e raciocínio. Contamos com o serviço de educadores intelectuais e físicos que ajudam no crescimento de todos os usuários da associação”, diz ela.
Mãe de um usuário e colaboradora da APAE, Suely Labres de Souza se emocionou ao falar da importância da instituição em sua vida e de Gabriel, usuário da associação desde os 40 dias de vida: “São vinte anos nessa luta, desde que meu filho nasceu. E um dos trabalhos de grande importância da associação é o envolvimento da família nesse processo. Sou muito grata à instituição”, relatou Suely.
O atual presidente da instituição, empresário Winston Diamantino, revela seu orgulho em atuar em favor de centenas de usuários. “A APAE é uma entidade muito séria e com muita credibilidade. Eu tenho uma satisfação imensa de trabalhar junto com todos que ajudam a APAE, uma entidade que presta um serviço à comunidade ao longo de 24 anos, de uma forma que dá satisfação imensa ao ver os olhos das pessoas que ali estão fazendo tratamento”, declara Winston, que está no segundo mandato à frente da associação.
Elizabete Ribeiro, assessora de comunicação da APAE, afirma que que a entidade vem atuando de forma transparente, sempre com o objetivo de proporcionar o melhor atendimento aos seus usuários, a instituição atende atualmente mais de 600 usuários, de forma gratuita e com total qualidade em todos os processos.
Ela explica que o sucesso da APAE de Marabá é fruto da contínua colaboração da comunidade local, permitindo que a associação trabalhe com a inclusão das pessoas excepcionais na sociedade, pois quanto maior o crescimento do programa, maiores são os recursos para manter a demanda de tal serviço público de tamanha importância. (Thays Araujo – estagiária)