Correio de Carajás

Anvisa aprova semaglutida contra gordura no fígado com inflamação

Medicamento passa a ser indicado para adultos com fibrose moderada a avançada, sem cirrose, e mostrou reversão da inflamação e melhora da fibrose em estudo clínico.

Anvisa aprova semaglutida para tratar gordura no fígado com inflamação — Foto: Adobe Stock/Reprodução
✏️ Atualizado em 15/12/2025 14h35

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (15) a indicação do medicamento Wegovy (semaglutida 2,4 mg) para o tratamento de gordura no fígado com inflamação. Até então, o remédio era indicado pela agência para obesidade.

O medicamento, da farmacêutica Novo Nordisk, passa a ser indicado para adultos com esteatohepatite associada à disfunção metabólica (MASH, na sigla em inglês), que apresentam fibrose moderada a avançada, sem cirrose hepática.

A gordura no fígado, também chamada de esteatose metabólica, atinge pelo menos 30% da população global e está diretamente relacionada ao sobrepeso e à obesidade. Oito em cada dez pessoas com excesso de peso convivem com o problema.

Leia mais:

 

O uso é considerado “revolucionário” na avaliação do especialista Alexandre Hohl, diretor da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (leia mais abaixo).

A esteatose metabólica aumenta o risco cardiovascular e pode evoluir para um quadro inflamatório mais grave, que, sem diagnóstico e tratamento adequados, pode levar à cirrose e à necessidade de transplante de fígado.

A MASH é descrita como uma doença metabólica grave e progressiva, caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no fígado associado a um processo inflamatório que danifica as células hepáticas.

Esse quadro está frequentemente ligado a alterações metabólicas associadas ao sobrepeso, à obesidade, à resistência à insulina e a outros fatores cardiometabólicos, que desencadeiam estresse celular, inflamação e fibrose ao longo do tempo.

(Fonte:G1)