Correio de Carajás

Ano Novo: confira as tradições da virada ao redor do mundo

Porta aberta, rio de gelo e champanhe com cinzas de mortos. As tradições da virada do ano ao redor do mundo são surpreendentes

(crédito: Trust Katsande/Unsplash)

O ano novo é um período de grande emoção e expectativa: mais do que uma simples mudança de calendário, há a esperança de que o novo ano que se inicia seja melhor do que o anterior. Neste cenário, as tradições e superstições são famosas nesta época, a fim de trazer boa sorte e prosperidade. Ao redor do mundo, cada país possui seus costumes de receber o ano novo.

A própria data da troca de ano é, em si, uma tradição. Foi em 46 a.C que o imperador romano Júlio César decretou que a virada seria comemorada em 1º de janeiro, o que segue vigente até hoje na maioria do globo. Cada local, porém, possui peculiaridades na hora de celebrar. A seguir, confira as superstições da virada ao redor do mundo.

Chile

Para comemorar a chegada do novo ano, os chilenos costumam comer doze grãos de uva, um para cada badalada do relógio ao soar meia-noite. O gosto de cada grão (doce ou amargo) indicaria, de acordo com a tradição, como será cada mês do ano.

Leia mais:

Tailândia 

Na Tailândia, as pessoas têm como tradição se pintarem de branco com argila e talco e saírem de casa, como sinal de purificação e renovação. Nas ruas, tailandeses jogam água uns nos outros com armas de brinquedo, um costume divertido para celebrar o novo ciclo.

Inglaterra

porta abrindo
(foto: Jan Tinneberg/Unsplash)

 

É comum entre as famílias inglesas abrir a porta depois da virada do ano, a fim de deixar os maus espíritos e o ano velho saírem de casa. Além disso, os ingleses mais tradicionais pedem ao primeiro homem de cabelos escuros que passar pela rua entre em sua casa com pão, sal e carvão para garantir comida, dinheiro e aquecimento no ano que se inicia.

Colômbia

Na Colômbia, existe o costume de correr com malas de viagem ao redor do quarteirão no primeiro dia do ano, com objetivo de trazer viagens para os meses seguintes.

Canadá

Como o Canadá está localizado no hemisfério norte, o Natal acontece em pleno inverno. Surgiu, assim, a tradição de mergulhar em lagos congelantes como promessa. A crença é que só assim os desejos para o ano novo irão se realizar.

China

lanternas chinesas de ano novo
(foto: Humphrey Muleba/Unsplash)

 

O ano novo chinês acontece em uma data diferente dos países ocidentais. Na china, comemora-se a virada de ano no 23° dia do último mês lunar, ou seja, sem um dia fixo. A celebração pode acontecer entre janeiro e fevereiro e dura quinze dias. É costume as pessoas usarem roupas vermelhas e douradas e trocarem envelopes vermelhos com dinheiro.

Cada novo ano é regido por um animal-símbolo, presente nas festividades, que carrega as características que definirão o novo ciclo.

Rússia

Na Rússia, há a tradição de escrever o que se deseja para o ano novo em um pedaço de papel, depois queimá-lo e colocar as cinzas em uma taça de champanhe. Os mais corajosos bebem da taça, a fim de que os desejos se realizem.

(Fonte: Correio Braziliense)