Correio de Carajás

Animais são testados e vacinados contra raiva em Marabá

Ação do CCZ aconteceu no Bairro Nossa Senhora de Aparecida

Donos de cães e gatos do Bairro Nossa Senhora Aparecida levaram seus animais de estimação até a sede da Associação de Moradores, para vaciná-los contra a raiva animal e também para fazer a coleta de sangue para exame para diagnosticar a leishmaniose visceral canina.

A ação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), faz parte da Campanha de Controle Antirrábica e acontece em vários bairros da cidade. Nesta sexta-feira, a ação contou com o trabalho de seis técnicos do órgão e médico veterinário. A expectativa é que tenham sido vacinados150 cães e gatos e feita coleta de sangue em torno de 100 cães.

“Hoje estamos possibilitando a coleta de sangue para diagnosticar a leishmaniose visceral canina. O diagnóstico acontece em duas partes: primeiro fazemos uma triagem e se der positivo no teste rápido então encaminhamos o material para o exame sorológico. As etapas fazem parte do protocolo do próprio Ministério de Saúde”, explicou Ézio Rodrigues, Médico Veterinário do CCZ.

Leia mais:

O agricultor Valdecir da Luz levou sua cadela com nome de Negona para vacinar. Ele conta que a cadela foi resgatada por um amigo que a deu para ele cuidar, “A Negona foi resgatada em uma enchente lá em São João e eu estou cuidando porque tenho uma roça. Ela mora comigo e nunca foi vacinada, hoje trouxe ela para vacinar e fazer o exame de sangue”, conta.

A também agricultora, dona Maria Cícera Pereira, cuida de dois cães. Ela disse que cuidar de animais dá muito trabalho, porém é gratificante. “Cuidar de cachorro é difícil e ao mesmo tempo é fácil. Pois, se gente gosta e pegou para criar, tem que criar direito, não pode abandonar”, disse dona Maria.

A agricultora Maria Pereira vacinou seus dois cães

O pequeno Samuel Pereira, 4 anos, não tirava um minuto sequer o cachorrinho do braço. A mãe de Samuel disse que o cãozinho é o xodó de casa e o melhor amiguinho do filho. “Fiquei sabendo da campanha aqui no bairro e trouxe o cachorro que é do meu filho. Ele é grudado com o cachorro quase o dia todo”, conta dona Alane Edith Pereira.

A campanha de Controle Antirrábica do CCZ é para vacinar cães e gatos acima de 4 meses de vida e fazer a coleta de sangue nos cães também acima de 4 meses. Posteriormente o órgão encaminha o resultado sorológico para o dono do animal através da Associação de Moradores do bairro.

“Como parte da Campanha de Controle Antirrábica, estamos vacinando todos os animais que não foram vacinados na última campanha. Temos essa vacina no CCZ o ano inteiro para cães e gatos. As pessoas podem vacinar se dirigindo ao Centro”, explica Ezio Rodrigues, Médico Veterinário.

O que não faltou durante toda a manhã foram demonstrações de carinho com os animais. Como o senhor Francisco das Chagas Roque, que levou sua cadelinha para vacinar e fazer a coleta de sangue. “Eu cuido do meu animal diariamente com ração e com muito cuidado. Hoje ela vacinou e é uma cadela bem calma e muito obediente”, comenta. (Com Ascom PMM)