Neste domingo, 5 de maio, foi realizada a primeira Feira de Adoção de Cães e Gatos de 2019, organizada pela ONG Focinhos Carentes com apoio do Centro de Controle de Zoonoses e participação de acadêmicos de Medicina Veterinária da Faculdade Metropolitana. O evento foi realizado na sede do CCZ, entre 8h30 às 12 horas, com dezenas de visitantes.
Segundo a coordenadora da ONG Focinhos Carentes, Deise Araújo Mendes, são encontrados muitos animais abandonados na cidade e uma parte deles acaba sendo levada para a sede da Focinhos Carentes, onde há um abrigo apropriado, e outra parte é recebida pelo CCZ.
Mais de 30 animais foram doados durante a manhã deste domingo, principalmente cães. “Em relação aos gatos, as pessoas ficam meio tímidas, porque há muitos na cidade e a acessibilidade é maior. Em relação aos cães, por causa dos casos de leishmaniose na cidade, também a procura não é tão intensa”, conta.
Leia mais:Por outro lado, Deise esclarece que os cães disponíveis para doação, todos passaram por exame e estão com teste negativo para leishmaniose e alguns já castrados. “O CCZ faz os exames nos animais e, atestando resultado negativo, eles vão para a ONG para serem disponibilizados para a adoção”, conta.
Ao todo, cerca de 30 pessoas colaboraram com a Feira de Adoção como voluntários e algumas pessoas foram ao CCZ na manhã de domingo para doar os animais que cuidavam. Eles foram recebidos e vão passar por uma avaliação prévia antes de serem disponibilizados para adoção.
A adolescente Cristine Carneiro, 15, passou em frente ao Centro de Controle de Zoonoses na manhã deste domingo e resolveu parar, quando viu uma faixa indicando a Feira de Adoção de cães e gatos. Ficou encantada com um gato preto e queria muito levá-lo para casa, mas a ONG só permite adoção por pessoas com idade superior a 18 anos de idade. “Liguei para minha mãe, ela aprovou e disse que virá comigo aqui ainda na manhã deste domingo. Eu gosto muito de gato e me encantei por esse aqui”, apontou para o seu escolhido.
Mutirão de Castração
Nos dias 27 e 28 de abril foi realizado o 1ª Mutirão de Castração de Cães e Gatos no bairro São Félix, organizado pela ONG Focinhos Carentes com apoio do CCZ e do Grupo de Veterinários da Amazônia, uma equipe de médicos, estudantes e voluntários.
Ao todo, 137 animais foram castrados, além da realização de uma cesárea de emergência. A coordenadora da ONG Deyse Mendes contou que os médicos conseguiram salvar os cincos filhotes e a mãe. Ela esclareceu que a iniciativa faz parte do Programa da ONG denominado Saúde Animal – veterinário nos bairros, que tem o objetivo de “evitar a superpopulação de animais e ninhadas indesejadas, diminuindo a proliferação de zoonoses”.