A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta quinta-feira (27) que vai começar a implementar, em conjunto com as operadoras de telefonia, protocolos para que chamadas de empresas de call center sejam identificadas e autenticadas com o nome da empresa e o assunto.
Gustavo Santana Borges, superintendente de Controle de Obrigações, diz que a expectativa é que a medida comece a ser implementada neste ano, mas ganhe mais adesão em 2024. A adesão será opcional.
Funcionará assim: a Anatel, em parceria com as operadoras, estabelecerá os protocolos e requisitos para identificação e autenticação das chamadas.
Leia mais:Depois, as operadoras contratarão os sistemas para viabilizar a medida. Uma vez que os sistemas estejam implementados, as operadoras poderão oferecer aos seus clientes. O foco são as grandes empresas de call center.
Caso a empresa de call center venha a aderir à medida, as ligações de seus clientes passarão a ser identificadas no visor do celular com informações como:
- nome da empresa
- número
- logomarca da empresa
- assunto da chamada
Também haverá um selo identificando que é um número autenticado, ou seja, validado, não se tratando de uma ligação fraudulenta, por exemplo.
Gustavo Santana Borges, superintendente de Controle de Obrigações da Anatel, disse que o objetivo da medida é combater ligações fraudulentas de telemarketing.
A ação faz parte do pacote de medidas da Anatel pela combater o chamado telemarketing abusivo.
Apesar de a adesão ser opcional, Borges disse que a expectativa é que os grandes calls centers venham a aderir
“Imaginamos que call center vai ganhar eficiência com chamadas mais efetivas”, disse.
“imaginamos universalização [da medida] ao longo do tempo, mas mesmo com foco nos grandes calls centers, mais de 50%, 60% das chamadas [de telemarketing] estarão identificadas”, completou.
Ele reforçou que a medida começará a ser implementada ao longo deste ano, mas que o grande volume de adesões deve se dar em 2024.
(Fonte:G1)