Correio de Carajás

Americano de 101 anos recebe diploma do ensino médio após 8 décadas de espera

Merrill Pittman Cooper estudou nos anos de 1930 em uma das poucas escolas para negros do estado da Virgínia Ocidental, nos EUA

Depois de esperar mais de 80 anos, Merrill Pittman Cooper finalmente recebeu seu diploma do ensino médio.

Cooper, de 101 anos, frequentou o Storer College em Harpers Ferry, na Virgínia Ocidental, de 1934 a 1938, mas desistiu durante seu último ano quando sua família se mudou para a Filadélfia por razões financeiras, disse o sistema de Escolas do Condado de Jefferson, em um comunicado.

O Storer College foi estabelecido em 1865 para servir escravos recém-libertados após a Guerra Civil, de acordo com o Serviço Nacional de Parques dos EUA.

Leia mais:

A escola era uma das únicas opções de educação para os moradores negros da Virgínia Ocidental. Atendeu a mais de 7.000 alunos antes de fechar em meados da década de 1950. Na faculdade, Cooper estudou latim, biologia, história, inglês e matemática.

Em 2018, após uma longa e bem-sucedida carreira no setor de transporte, Cooper visitou a escola, que hoje faz parte do Parque Histórico Nacional Harpers Ferry. Lá, ele expressou aos familiares seu arrependimento por não ter recebido o diploma.

Para ajudá-lo a realizar seu sonho, a família procurou a equipe do parque, que trabalhou com parceiros locais, regionais e estaduais para homenagear o centenário com uma cerimônia de diplomação em 19 de março.

As Escolas do Condado de Jefferson, o Parque Histórico Nacional Harpers Ferry, a Associação Nacional de Ex-Alunos do Storer College e o Departamento de Educação da Virgínia Ocidental estavam todos envolvidos.

“As Escolas do Condado de Jefferson estão comprometidas em ajudar todos os alunos, jovens ou velhos, a realizar seus sonhos”, disse Bondy Shay Gibson-Learn, superintendente do sistema escolar, no comunicado da entidade.

“Para o Sr. Cooper, isso significava receber um diploma do ensino médio. Estamos honrados em ajudar a tornar esse sonho realidade.”

(Fonte: CNN Brasil)