O acompanhante de um paciente morreu na manhã deste sábado (3) em um acidente envolvendo uma ambulância do TFD (Tratamento Fora de Domicílio) da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá. O veículo tinha como destino Belém, capital do Pará. A vítima foi identificada como Luciano Targino Araújo da Silva.
A ambulância transportava o motorista, um técnico de enfermagem, um paciente e, ao lado deste, o acompanhante. O veículo saiu de Marabá com a intenção de levar o paciente a um hospital público em Belém. Segundo informações de órgãos oficiais, o acidente ocorreu por volta das 6 horas, nas proximidades da entrada da Vicinal 13, que dá acesso à Rodovia Estadual PA-150, no município de Tailândia, a cerca de 300 Km de Marabá.
O motorista do veículo, que preferiu não ser identificado, relatou à imprensa local que não se lembra do que teria causado o acidente em uma curva da estrada. A ambulância colidiu contra um poste da rede elétrica, resultando na destruição total do veículo e na morte do acompanhante Luciano Targino.

O corpo da vítima fatal foi removido pelo serviço funerário após a chegada das autoridades e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). As demais vítimas foram socorridas com vida e levadas ao Hospital Geral de Tailândia. A autoridade policial local informou que os procedimentos legais foram instaurados para apurar o caso.
Em nota neste sábado, a Prefeitura de Marabá informou que “uma ambulância do município de Marabá, que levava um paciente para o Hospital Gaspar Viana, em Belém, para Tratamento Fora de Domicílio (TFD), sofreu um acidente neste sábado (03), por volta de 05h50, quando o condutor perdeu o controle em uma curva próxima à cidade de Tailândia. O motorista saiu da curva e o veículo bateu em um poste.
Infelizmente, o acompanhante do paciente faleceu ainda no local do acidente. O paciente está internado no Hospital Municipal de Tailândia.
O técnico de enfermagem que integrava o serviço e o motorista não sofreram lesões graves. O SAMU e a Polícia estiveram no local e o corpo do acompanhante foi liberado para o IML de Tailândia.
A família da vítima está recebendo toda a assistência necessária da Prefeitura, sendo levada para Tailândia tanto para o traslado do corpo até Marabá, quanto para acompanhamento do paciente que está no Hospital de Tailândia com quadro estável.
A Prefeitura e a Secretaria de Saúde lamentam o ocorrido e se solidarizam aos familiares e amigos da vítima envolvida no acidente”. (Antonio Barroso com Redação do Correio de Carajás)