Correio de Carajás

Ambientalista refaz rota de Frei Manoel Procópio pelo Rio Tocantins

São João do Araguaia (PA) é o marco inicial da segunda parte da viagem do Frei

Atualização 28 de maio de 2022 por Redação

Após as sete exitosas expedições denominada “Alerta, rio Tocantins”, por águas dos rios Tocantins e Araguaia e seus principais afluentes, o ambientalista/jornalista Domingos Cezar retorna em julho com a expedição “Pelos caminhos de Frei Manoel Procópio”, marco dos 170 anos de fundação da cidade de Imperatriz (MA).

À exemplo da expedição “Alerta, rio Tocantins” narrada em duas edições do livro “Expedições pelos rios Tocantins e Araguaia”, esta nova expedição que acontecerá no período de 10 a 16 de julho próximo também será contada em um livro e em documentário a ser exibido nas instituições e redes sociais.

Leia mais:

No documentário que será produzido pela empresa RT Marketing e Eventos, as pessoas vão conhecer como Frei Manoel Procópio do Coração de Maria recebeu a missão do Conselheiro Jerônimo Francisco Coelho, presidente da Província do Grão-Pará, de fundar uma povoação em terras paraenses no médio Tocantins.

Segundo Domingos Cezar, a expedição terá duas vertentes: a ambiental, com um trabalho de educação ambiental com a população ribeirinha do Maranhão e Tocantins, a partir de Imperatriz (MA) até a foz do Araguaia e a histórica, que resgata a missão do religioso, a partir da Colônia Militar, onde hoje está implantada a cidade paraense de São João do Araguaia.

… com destino a São João do Araguaia, marco da nova expedição.

Nesta cidade, a os integrantes da expedição serão recebidos por jornalistas, professores e historiadores. Na oportunidade, Domingos Cezar falará da expedição de Frei Manoel Procópio que cruzou o baixo Tocantins com suas perigosas cachoeiras, como Capitariquara, Canal do Inferno, até chegar à Colônia Militar, na foz do Araguaia.

A ideia abraçada pelo ambientalista Domingos Cezar partiu dos imperatrizenses Renato Cortez Moreira Júnior, Deco Garcia e César Valadares tem como objetivo resgatar essa parte da história de Imperatriz que ainda não foi contada pelos nossos historiadores. “Nossa geração e as próximas precisarão conhecer como surgiu Imperatriz”, diz Renato Júnior.

Domingos Cezar observa que, naquela época, em todo vale do rio Tocantins, a partir de Belém, só existiam as cidade de Cametá (PA), no Baixo Tocantins e Carolina (MA), no Médio Tocantins, “daí a necessidade de se instalar uma povoação que viesse dar apoio aos navegadores e comerciantes da rota Belém (PA) até Pedro Afonso (GO)”, afirma o jornalista.

Apoiadores

Até o momento apoiam esse projeto: Câmara Municipal de Imperatriz, Fundação Rio Tocantins, Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, Iate Clube de Imperatriz, Academia Imperatrizense de Letras, RT Marketing e Eventos e Marmogran – Mármores e Granitos. (Assessoria FRT)