Abrindo os horizontes para além dos muros da escola, 36 alunos do 6º ano do Colégio Adventista de Marabá visitaram a sede da redação do Portal e Jornal Correio de Carajás na manhã desta quinta-feira (4).
Com uma proposta diferente de ensino e aprendizado, o corpo docente da instituição decidiu mostrar o dia a dia de algumas profissões aos alunos com faixa etária entre 11 e 12 anos de idade.
Ana Mangas, repórter do Correio de Carajás, recebeu os alunos e apresentou a redação, os funcionários e mostrou um pouco da rotina e do funcionamento do setor.
Leia mais:Eufóricos, os alunos curtiram cada momento do encontro. Exemplares de jornais de 30 anos atrás foram mostrados aos alunos, que passavam as páginas achando tudo muito diferente.
Em uma época tecnológica, a maioria deles estava com celular na mão, filmando e tirando foto de todos os momentos. “Gostei muito. É um pouco diferente, porque achei que era tudo mundo sério, que jornalista era muito sério, que nem sorria. Mas as pessoas são muito divertidas,” disse Isadora Caroline, de 11 anos.
Após uma roda de conversa na redação do Portal, que também contou com a presença do social media Jeferson Pinheiro, e do editor de vídeo Cristofer Bino, e de Maria Carolina, assistente administrativa, a turma seguiu para o parque gráfico do Grupo Correio.
Diego Valente, coordenador de produção da Gráfica Correio, apresentou detalhes de máquinas e funcionamento aos alunos. “Eu achei muito interessante a parte da gráfica, porque faz vários cartazes e os jornais. Como aquela máquina enorme faz mais de 13 mil jornais por hora? Eu nunca tinha visto isso”, comenta empolgada, Maria Gabriela, de 11 anos.
Ela ressalta, ainda, que se surpreendeu com a equipe jornalística. “Achei que vocês eram mais sérios e que só ficavam na frente do computador, sem falar nada. Mas vocês são bem legais”.
À frente da turminha, Emanuely Costa, a “professora Manu”, ministra aulas de português e redação para os alunos do 6º ao 9º ano. Ela explica que esse novo método de ensino é a metodologia ativa, e que todos os educadores da Rede Adventista estão realizando uma pós-graduação voltada para a educação.
“O vivenciar, o levar o aluno ao estudo de campo faz com que não fique somente no conteúdo. É um método diferenciado. Os alunos acabam aprendendo mais. Eu penso nas minhas aulas e o que fazer de diferente. Esse é um passeio que eles não vão fazer com a família, então eu procuro aqueles lugares que são possíveis”, justifica.
As atividades realizadas extra classe, aliás, são animadoras para os alunos, que estão se adaptando ao novo método.
Questionada sobre o que mais gostou na visita, a professora Manu admite: “Esse ambiente da redação, da produção das matérias, dos textos. Gostei demais”, finaliza.
Além da professora Manu, a monitora Maria das Dores Fernandes acompanhou a visita.
Ana Mangas, anfitriã do encontro, disse ter se surpreendido com a interação e os questionamentos dos alunos. “Recebê-los na nossa redação foi desafiador. Crianças de 11, 12 anos de idade, que estão descobrindo um novo mundo, estão curiosos em saber sobre tecnologia, redes sociais, edições de vídeo. Foi maravilhoso”.