Correio de Carajás

Alunos de escola pública do Pará detectam asteroide e são convidados pela NASA a apresentar pesquisa nos EUA

Informação foi anunciada pelo Governador do Pará nas redes sociais.

Novos asteroides são detectados por alunos de escola pública do Pará durante programa da NASA — Foto: Divulgação

A NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço) entrou em contato com a escola estadual Honorato Filgueiras, situada no distrito de Mosqueiro, em Belém, convidando alunos que detectaram um novo asteroide a apresentarem mais detalhes da pesquisa nos Estados Unidos.

O achado foi feito por seis alunos do ensino médio durante análise de imagens captadas por um telescópio da Universidade do Havaí, no programa “Caça Asteroides”, desenvolvido pela NASA em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Governo Federal.

O convite para os alunos irem ao país norte americano foi divulgado na tarde desta terça-feira (4), nas redes sociais do Governador do Pará, Helder Barbalho (MDB) que se mostrou bastante animado com o reconhecimento dos estudantes paraenses.

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“Quer uma notícia boa? A @nasa acaba de entrar em contato com a Escola Estadual Honorato Filgueiras, no distrito de Mosqueiro, em Belém, para convidar os alunos que descobriram um novo asteroide, para apresentar essa pesquisa nos Estados Unidos”, escreveu Helder Barbalho.

O estudo foi coordenado pelo professor Hélio Júnior, depois dos alunos receberem 24 pacotes de imagens, onde conseguiram identificar diversas matérias espaciais, incluindo a confirmação de um novo asteroide inicialmente chamado de “LUI0005”.

Um dos principais objetivos do programa é identificar corpos celestes que representem riscos potenciais para o planeta terra, além de incentivar alunos para o ramo da ciência e tecnologia.

Novos asteroides são detectados por alunos de escola pública do Pará durante programa da NASA — Foto: Divulgação

A oportunidade de apresentar a pesquisa nos Estados Unidos é um reconhecimento do talento e dedicação dos alunos envolvidos nesse projeto.

Além disso, essa experiência única certamente servirá como um estímulo para que outros jovens na região busquem o conhecimento científico e explorem os mistérios do universo.

Reconhecimento
O professor Hélio Júnior, coordenador do projeto expressou o orgulho da conquista e ressaltou a importância de estudantes de escolas públicas participarem de projetos científicos desse porte.

“Todos estão muito eufóricos com os trabalhos produzidos durante esse período e isso nos enche de orgulho”, afirmou o professor.
Ele destacou que esse achado demonstra o potencial dos alunos paraenses e enche a todos de orgulho.Os estudantes também compartilharam sua satisfação em participar do projeto e a oportunidade de se aproximarem do universo da astronomia.

Paula Vitória, aluna do primeiro ano do ensino médio, mencionou a aquisição de conhecimentos na área da astronomia e a ampliação de horizontes proporcionada pela participação no projeto.

“Tivemos a oportunidade de estarmos mais envolvidos e próximos desse universo, que traz muitas curiosidades e mistérios. Tenho certeza que, tanto para mim, quanto para meus colegas, conseguimos adquirir mais conhecimentos na área da astronomia, e assim, conseguir enxergar novos horizontes”, ressaltou entusiasmada.

(Fonte: G1)