Correio de Carajás

Alunos da Unifesspa têm trabalhos aprovados em evento internacional na Cidade do México

A aluna Maria José de Jesus Araújo e Tarcila Marcelle Virtuozo de Lima, do curso de (Pedagogia/2016) e o aluno Renan Lucas Silva (Letras – Português) tiveram seus trabalhos aprovados no I Encuentro Latinoamericano de Investigación Educativa y del Saber Pedagógico, que ocorrerá de 20 a 22 de junho de 2019, na Cidade do México.

O trabalho dos alunos Maria José e Renan Lucas (que são PcD – baixa visão) intitulado: “Práticas Extensionistas em Atendimento Educacional Especializado no Sudeste Paraense” foi orientado pela professora Lucélia Rabelo e da aluna Tarcila Marcelle sobre a “Identidade e Inclusão: a mulher amazônica literária e artista em sua representatividade e resistência” está sob a orientação da professora Margarida Negreiros e serão apresentados nos meses de março e abril na Leitura Internacional de Pares.

Deste trabalho de Tarcila Marcelle também gerou outro projeto intitulado: “A produção/expressão poética e artística feminina como forma de empoderamento social e intelectual” no final de novembro do ano passado, tendo sido apresentado na I Mostra Científica da Região Sul e Sudeste do Pará (I Mocisspa), recebendo o 1º lugar na categoria graduação.

Leia mais:

Para que os alunos da Unifesspa Tarcila Renan e Maria José possam participar desse evento internacional, eles resolveram percorrer órgãos públicos (Câmara Municipal, Universidade Estadual do Pará, Secretaria Municipal de Educação de Marabá) solicitando ajuda financeira para o custeio das passagens aéreas, tendo em vista que a Unifesspa não dispõe de orçamento para ajudá-las nesse momento.

Esses alunos também vêm se destacando na apresentação de trabalhos no V Congresso Paraense de Educação Especial (V CPEE), na II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (II Jepe/Unifesspa) e no Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE 2018) que ocorreu na cidade de São Carlos – SP.

Alguns professores da Unifesspa também estão ajudando os alunos para que eles consigam alcançar seus objetivos. Para isso, doaram livros para serem vendidos em rifas. As alunas já conseguiram a doação de 1 colônia de uma empresa de perfumes da cidade, e a mãe da aluna Tarcila doou uma cafeteira para ser rifada também. 

O trabalho da aluna Tarcila Marcelle vai se transformar num e-Book intitulado: “Interfaces: a pluralidade em ser mulher na sociedade contemporânea” e conta com o apoio do Instituto de Ciências Humanas (ICH) e da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex). No e-Book haverá poesias na língua portuguesa e no dialeto da etnia Gavião.

“Estou muito feliz em poder representar a Unifesspa, as mulheres que estão ajudando na construção desse projeto com suas pinturas, desenhos, fotografias e poesias sobre como elas se veem e sobre os preconceitos que sofrem (as mulheres negras, indígenas, da umbanda, as do presídio). Eu espero que o e-Book sirva de material de estudo para que pessoas saibam como as mulheres vivem nesta época. Eu almejo visibilidade e representatividade para a mulher marabaense, incluídas numa sociedade, por vezes, tão machista”, destacou a aluna Tarcila Marcelle.

Já a aluna Maria José pontuou que é muito importante divulgar o trabalho que o Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia/Unifesspa) vem desenvolvendo. “Por meio desse trabalho, o Naia vem quebrando barreiras, para que nós pessoas com deficiência (PcD) permaneçamos nos cursos de graduação ofertados pela Unifesspa. Nosso trabalho mostra essa luta pela inclusão. A causa é justa e vou continuar lutando por isso. Nossa viagem é para representar a Unifesspa e esta causa com muito orgulho e muita alegria”, disse entusiasmada a aluna.

Você pode entrar em contato com as alunas Tarcila Marcelle e Maria José pelos fones: (94) – 99165.0063 e 99200-8656 para ajudá-las a chegar até a Cidade do México e participar desse importante evento científico. (Divulgação Unifesspa)