Um projeto de extensão coordenado por Fábio de Oliveira Torres e Ralfh Alan Gomes Machado, coordenador do curso de Sistemas de Informação da Faculdade Metropolitana, e professor da disciplina de Linguagem de Programação, respectivamente, pretende levar conhecimentos de informática a adolescentes em Marabá.
Neste sábado, dia 8, as aulas começam a ser ministradas por acadêmicos do curso – com orientação dos professores – em duas escolas municipais, Professor José Flávio Alves de Lima, no Bairro Nossa Senhora Aparecida, e Rio Tocantins – CAIC, na Folha 13, Nova Marabá.
Nesta segunda um curso anterior está sendo ministrado, de Montagem e Manutenção, com encerramento previsto neste final de semana. Isso foi necessário porque, segundo Torres, o laboratório de informática da escola estava inutilizável, com diversas máquinas paradas.
Leia mais:“São dois laboratórios e estavam sem máquinas operando. Agora já há oito funcionando e pretendemos colocar mais oito até o final do curso, neste final de semana”, explicou. Em cada escola foram abertas 25 vagas para adolescentes entre 12 e 16 anos e priorizados aqueles com os menores rendimentos em matemática.
“A ideia do curso de Linguagem de Programação é auxiliar alunos com rendimento baixo em matemática para ensinar lógica de programação e fazer, em seguida, a análise do antes e depois do rendimento escolar”, explica Machado.
Ele acrescenta que trazer esses adolescentes para o mundo da informática é capaz de desenvolver neles habilidades, como a do desenvolvimento, por exemplo. “Queremos oferecer um novo horizonte e divulgar um pouco da profissão também, uma vez que a parte de desenvolvimento de Software é essencial atualmente e uma área que vai seguir importante por muitos anos”, observou. (Luciana Marschall)