Correio de Carajás

Alunos da Escola Irmã Theodora são recepcionados com jantar em dia de SAEB

Os estudantes receberam reforço escolar de Língua Portuguesa e Matemática antes de responderem à prova que influencia no IDEB

Antes de responderam a prova importante, alunos do 3º ano do ensino médio ganharam uma refeição reforçada

Alunos da rede estadual de ensino do Pará realizaram esta semana, em todo o estado, as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que tem o objetivo de subsidiar informações no diagnóstico da educação básica brasileira para a formulação de políticas públicas eficientes. É a prova de referência para o IDEB de cada escola, município, estado e País.

Em Marabá, os discentes da Escola Irmã Theodora, que estudam em um anexo na Escola Maria da Graças, no Bairro Bela Vista, foram recepcionados na última quarta-feira, 25, com um jantar organizado por educadores da unidade escolar. Mas eles também participaram de sorteio com brindes após a avaliação.

Em sala de aula, os estudantes ficaram focados n prova para a qual se prepararam

“Todo esse momento foi pensado e preparado. Tentamos organizar uma atividade diferenciada para atrair esses alunos a estarem aqui nesse momento especial e não faltar. A nossa direção se empenhou, correu atrás, dentro da nossa realidade, para oferecer todas as ferramentas para que eles pudessem chegar finalmente nesse dia, que é a aplicação do Saeb”, relata o coordenador pedagógico André Vinicius Cardoso, que desde 2006 integra a rede estadual de ensino e ministra a disciplina de Língua Portuguesa.

Leia mais:

Somando mais de 400 alunos e 23 professores, a diretora da Escola Irmã Theodora, Ednalva Pereira Araújo, conta há cinco anos, quando assumiu a coordenação escolar, viu o número de alunos de evasão diminuir paulatinamente.

Os educadores Erisvaldo Vilas Boas, Ednalva Pereira e André Cardoso estão na gestão da Escola Irmã Theodora

Ela relembra que a escola só funcionava no período noturno e, grande parte dos alunos acabava desistindo, pois a maioria trabalha durante o dia e vai para a escola cansado.

“Há três anos foram abertas turmas durante o dia. Temos agora pela manhã e à tarde, e cinco turmas à noite. Graças a Deus nosso quadro de professores está completo”, disse a diretora, ressaltando que existe uma professora específica para o Projeto Vida, que trabalha, desde o 1º ano do ensino médio, o caminho que o aluno vai percorrer para que ele possa ter um norte e descobrir o que vai querer para sua vida após a conclusão do ensino médio.

Ainda como forma de incentivar e reforçar o aprendizado, os alunos estão recebendo aulas de Língua Portuguesa e Matemática aos sábados, contando com o material didático “Prepara Pará”, que é composto por conteúdos das duas disciplinas e viabiliza a aprendizagem de anos anteriores, priorizando habilidades essenciais para os estudantes realizarem as provas, como a do Saeb.

Aos 17 anos, Viviane Silva, cursa o 3º ano do ensino médio e conta que precisa focar ainda mais nas aulas de matemática e, para isso, tem contado com o reforço aos sábados, das 14h às 18h.

“Estamos tendo aula aos sábados para nos preparar”, conta a aluna, que quando questionada sobre seu futuro, disse estar em dúvida entre Educação Física e Fisioterapia.

– Aos 17 anos, Viviane Silva disse que estava mais segura para as questões relacionadas à Língua Portuguesa

Com o empenho dos alunos e dedicação dos professores e gestão escolar, o professor André agradece o Governo do Pará por todo auxílio. “O secretário de educação nos trouxe programas e projetos para serem desenvolvidos com os alunos e prepará-los para o Enem”, finaliza.

A média de desempenho dos estudantes apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, que são apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). (Ana Mangas e Ulisses Pompeu)