Correio de Carajás

Altamira puxa recorde de desmatamento da Amazônia

Dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon, divulgado 10 dias atrás, destacam que o Pará foi o responsável por 32% da área total desflorestada em abril. Altamira e São Félix do Xingu, ambos na região sul do estado, encabeçam a lista dos municípios que mais desmataram no país em um mês que o desmatamento na Amazônia atingiu 529 km², um aumento de 171% em comparação ao mesmo período do ano anterior, aponta o Imazon.

O total desmatado em abril também é o maior dos últimos dez anos, com área equiparada à cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Atrás do Pará, os estados que mais desmataram foram Mato Grosso (26%), Rondônia (19%), Amazonas (18%), Roraima (4%) e Acre (1%).

Altamira e São Félix do Xingu integram, ainda, a lista dos 10 municípios responsáveis, conforme o sistema de monitoramento do Imazon, por mais da metade do desmatamento na Amazônia em abril.

Leia mais:

O Sistema de Alerta de Desmatamento realiza o monitoramento por meio de imagens de satélites e opera desde 2008. Os satélites utilizados são capazes de detectar desmatamentos a partir de 1 hectare mesmo sob condição de nuvens. Desenvolvedor do sistema, o Imazon é um instituto brasileira de pesquisa fundado há 30 anos, em Belém, por pesquisadores brasileiros. (Luciana Marschall – com informações de Imazon)