A Polícia Federal, em parceria com a Polícia Civil do Pará, deflagrou nesta quinta-feira (21) a operação Olho de Hórus, no município de Altamira, sudeste do Pará, a fim de combater desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e fraudes em licitações do Fundo Municipal de Educação.
Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão na sede do município e no distrito de Castelo dos Sonhos, distante quase mil quilômetros da sede. Além das medidas de busca, há também o cumprimento do afastamento das funções da Secretária de Educação e de um vereador dos seus respectivos cargos. Participaram da ação 30 policiais.
A operação é um dos desdobramentos da apreensão de mercadorias, destinadas à Secretaria de Educação, ocorrida na residência de um vereador do município em abril deste ano. Na residência de um dos alvos foi encontrada uma arma sem registro. A situação do armamento será verificada e caso seja comprovada a irregularidade, será lavrado o devido flagrante.
Leia mais:O nome da operação é uma referência ao olho que tudo vê, representando vigilância e proteção mesmo nesta época de pandemia. (Ascom/PF)