Correio de Carajás

Altamira: Cigarro contrabandeado na mira da Polícia Federal

Fotos: Divulgação
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje, quarta-feira (31), a Operação Alcatrão com o objetivo de desarticular associação criminosa responsável pela aquisição e distribuição de cigarros contrabandeados em Altamira e Vitória do Xingu, sudoeste do Pará.

Estão sendo cumpridos nove mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva, expedidos pela 1ºVara da Justiça Federal de Altamira. As investigações duraram oito meses, período em que a Polícia Federal de Altamira realizou três prisões em flagrante de contrabandistas locais e levantou informações importantes que puderam elucidar todo o modus operandi da organização criminosa.

Leia mais:

Os cigarros contrabandeados têm origem do Paraguai e, ao chegarem em Goiânia, no Goiás, recebem nova distribuição, ocasião em que são fornecidos a contrabandistas locais do interior do Pará.

Já nestas cidades, policiais civis juntavam-se com contrabandistas locais para apreender ilegalmente carregamentos de cigarros de contrabandistas concorrentes, exigindo vantagem indevida para a não lavratura da prisão em flagrante.

Estima-se que o grupo criminoso movimentava mensalmente cerca de R$ 250 mil na atividade criminosa, valor equivalente a 250 caixas de cigarros contrabandeados. Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa, contrabando e concussão, no teor dos artigos 288, 334-A, e 316, respectivamente, do Código Penal Brasileiro, e as penas podem chegar até oito anos de prisão.

O nome da operação se deve ao Alcatrão, conceito de um conglomerado de substâncias, escuro e com odor, que contém em cigarros. Ele pode gerar enfisema pulmonar e câncer, sendo esta doença aplicada metaforicamente à corrupção no país, que também foi objeto da investigação. (Divulgação/PF)

Mais

Adolescente é encontrada, mas colega segue desaparecida

Adolescente é encontrada, mas colega segue desaparecida

Após boletim de ocorrência ter sido registrado na manhã desta sexta-feira (14), a adolescente de 13 anos Isabela Cruz Costa,…
Envolvido em assalto ao BMG de Marabá é preso

Envolvido em assalto ao BMG de Marabá é preso

José Lúcio Barroso da Silva foi preso nesta sexta-feira (14) em cumprimento de mandado de prisão, pela Superintendência Regional do…
Mulher aplica golpe em farmácia do Cidade Jardim

Mulher aplica golpe em farmácia do Cidade Jardim

A Polícia Civil prendeu Kamila Morais Alves, de 24 anos, por estelionato, nesta quinta-feira (13), em Parauapebas. A mulher emitia…
Adolescentes de 13 anos estão desaparecidas em Parauapebas

Adolescentes de 13 anos estão desaparecidas em Parauapebas

As adolescentes Ana Clara Moraes de Souza e Isabela Cruz Costa estão desaparecidas desde a manhã da quinta-feira (13). As…
Corpo é encontrado degolado na beira do rio, na Folha 8

Corpo é encontrado degolado na beira do rio, na Folha 8

Foi identificado como Wallame Franco de Mesquita, de 30 anos, o corpo localizado na quarta-feira (12). por volta das 19h10,…
Foragido por homicídio no Tocantins é preso em Parauapebas

Foragido por homicídio no Tocantins é preso em Parauapebas

Eliwelton Carneiro da Silva foi preso na noite desta quinta-feira (13), no Bairro Cidade Jardim, em Parauapebas. Consta contra ele…