Correio de Carajás

Alixa realiza 1ª mostra de arte instagramável

A ideia de uma exposição por meio do Instagram, dá-se pelo experimento do artista em construir uma nova expografia visual para as artes plásticas

O artista visual Alexandre Silva dos Santos, o “Alixa”, lança, a partir de segunda-feira (13) e prossegue até dia 30, a mostra de Arte Instagramável, que reúne nove obras artísticas. Para ter acesso às obras basta acessar o Instagram @alixagaleria_arte ou #alixagaleriaarte, pois toda a exposição será feita pelo Instagram, inclusive a abertura será transmitida pela plataforma, por meio de uma live vernissagem, a partir das 20h de segunda (13).

Quem tiver interesse de visitar pessoalmente, precisará marcar hora. Quem quiser pode também ir ao site www.alixagaleria.art/exposiçãodearte, onde estão disponíveis preços, tamanho e formas de pagamento das obras do renomado artista.

As obras da exposição são criadas a partir de elementos não articulados pelo olhar visível. “Remete-se ao corpo. É elemento reflexionante que codifica uma realidade com os símbolos que transitam no substrato ecológico e convive com os morfismos da floresta e ambientes. Nesse sentido, a Amazônia Tocantina requer um destaque, um detalhe e no ser humano como imagem possível”, explica Alixa.

Leia mais:
Obra busca desmontar os valores estéticos na decolonialidade latina amazônica

Essa exposição tem curadoria do próprio artista, organizada na série Ecomorfismo. As obras foram pintadas em papel kraft 300 g, com tinta acrílica, parafina, betume e pastel. Além das obras originais, também estarão disponíveis no site obras em edições fine art e print para quem quiser adquirir ou colecionar obras de Alixa.

A ideia de uma exposição nesse formato, dá-se pelo experimento do artista em construir uma nova expografia visual para as artes plásticas. E o formato do Instagram é bem aceitável como acessível ao público. Então, pode-se assistir uma exposição de arte sem sair de casa, a partir dessa rede social e com um link para quem quiser saber mais sobre as obras e sobre o artista.

Arte busca a construção de um outro olhar que descontrói o construído em nós

Estarão presentes na live de segunda-feira, o professor Dr. José Marcos Cavalcanti, que está estudando a criação artística de Alixa, no projeto de Pós-doutorado “Fluências artísticas entre duas cidades: aspectos da produção imagética em torno das práticas artísticas contemporâneas em Marabá e São Paulo.”

Também estará a professora Dra. Eliane Machado, poetiza e pesquisadora de Linguagens; a artista Vitória Barros; a diretora de galeria Ieda Mendes; o jornalista Chagas Filho; além do artista Alixa.

Para Alixa, cada corpo é marcado por dois impactos vitais: o símbolo e a forma

A live será mediada pela professora Maria Alice Santos, mestranda da Pós-Graduação de Letras da UNIFESSPA.

Haverá ainda duas lives durante o período da exposição. No da 22 será com artistas da cidade de Marabá e Monica Muriah Brasil, da Escola de Vender Arte – EVA, para falar sobre mercado e como se vende arte no Brasil.

Já a live do dia 27 reunirá curadores de arte para falar sobre os formatos de exposição e como realizar mostra de arte pela Internet.

Na obra do artista, o ecomorfismo pode ser pensado como marcas no corpo

Sobre o artista

Alixa é arquiteto, artista visual, professor de Arte e pesquisador na Unifesspa. Ele realizou oito exposições individuais entre os anos de 1979 e1999, em galerias e museus. Entre 2000 a 2021, foram três exposições com gravura eletrônica e 12 participações em exposição coletivas.

Venceu o prêmio Vincente Salles de Experimentações em Artes Visuais – 2021 e recebeu Menção Honrosa no Art Expo Brasil – 2022. Seu tema principal é a visualidade amazônica e seu estilo é Figurativo e Abstrato.

SERVIÇO:

Alixa receberá, em seu atelier, interessados em conversar e ver as obras ao vivo. Basta marcar a agenda pelo fone (94) 9130-9462, com Denize Rocha.