• ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Menu
  • ㅤTV CORREIO
  • ㅤRÁDIO
  • ㅤCORREIO DOC
Pesquisar
Pesquisar
Fechar
ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
CIDADES
POLÍTICA
POLÍCIA
ESPORTES
ENTRETENIMENTO
COLUNISTAS
RONDA POLÍTICA

Alerta: Sarampo tem dois casos confirmados e outros 21 suspeitos

O Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal

por Redação
06/02/2020
em Cidades
Alerta: Sarampo tem dois casos confirmados e outros 21 suspeitos

Foto: reprodução

608
Visualizações

Em menos de 10 dias os casos suspeitos de sarampo saltaram de 11 para 21 em Marabá, com ocorrências em diversos bairros e até na zona rural. O diagnóstico preciso é demorado e depende de envio de amostras dos pacientes para Belém. Segundo a Secretaria de Saúde da Prefeitura, apenas dois casos estão confirmados no Município: uma criança de um ano e um adulto, ocorrências verificadas na Vila Santa Fé e no Bairro Liberdade.

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Os 21 casos com sintomas suspeitos de sarampo e que estão em investigação para comprovação são de pessoas residentes nos bairros: Da Paz, Liberdade, Independência, Novo Planalto, todos muito populosos, além de algumas folhas da Nova Marabá.

O CORREIO ouviu ontem a enfermeira Sabrina Acyoly Monteiro Silva, diretora de Vigilância em Saúde da SMS, sobre o tema, e ela explicou que a comprovação dos casos como sarampo é demorada, pois exige, além da notificação, recolhimento de duas amostras de sangue, urina e secreção do paciente e envio para o Lacem, que fica em Belém. A primeira amostra é enviada de imediato e a segunda num prazo de 15 a 20 dias.

O Município estava realizando uma campanha de vacinação contra o sarampo que encerrou justamente ontem, dia 29, mas Sabrina explica que todas as Unidades Básicas de Saúde do município estão contando com doses da vacina e qualquer pessoa por procurar esses locais a qualquer momento e se vacinar. A enfermeira pede, ainda, que qualquer pessoa, ao mínimo sintoma da doença, procure de imediato um profissional nesses postos de segunda a sexta-feira, ou nos hospitais.

A população mais vulnerável para a doença no momento são crianças de seis meses a cinco anos e adultos de 20 a 29 anos. Por isso, aqueles que não têm comprovante da vacinação podem se vacinar, desde que estejam na faixa etária exigida pelo SUS.

SINTOMAS

Os sintomas são: febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

Não existe tratamento específico para o sarampo. Os medicamentos são utilizados para reduzir o desconforto ocasionado pelos sintomas da doença.

As pessoas já diagnosticadas foram orientadas a permanecerem em casa, em repouso. Marabá é o primeiro município da região a confirmar caso da doença. (Da Redação)

Comentários
Tags: MarabáParáSarampoSaúde
Matéria anterior

V Encontro de Prematuros é marcado por emoção no Hospital Regional de Altamira

Próxima matéria

Câmara faz homenagem ao escritor Valdinar Monteiro

RelacionadaMatérias

Recuperado, Benjamin volta a Itupiranga no final de semana
Cidades

Recuperado, Benjamin volta a Itupiranga no final de semana

27/01/2021
362
Divulgação
Cidades

Basa divulga aprovados no Edital da chamada pública da Lei de Incentivo à Cultura

27/01/2021
81
Aeny Borges Silva continua na ponta do salto com suas atividades para o Miss Brasil Globo 2020 / Foto: Evangelista Rocha
Cidades

Concurso de beleza é adiado e Miss Pará, de Parauapebas, redobra preparação

27/01/2021
141
Próxima matéria
Câmara faz homenagem ao escritor Valdinar Monteiro

Câmara faz homenagem ao escritor Valdinar Monteiro

Fale conosco

Anuncie no site

94 99212 4484

Facebook
Instagram
Twitter
Youtube

Correio de Carajás - Todos os direitos reservados | 2019