Correio de Carajás

Alepa realiza 27º Círio com entrega da Comenda do ‘Mérito Legislativo Nossa Senhora de Nazaré’

A imagem peregrina da Virgem de Nazaré foi recebida na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) com honras de Chefe de Estado. A imagem participou da Sessão Solene de Outorga da Comenda do “Mérito Legislativo Nossa Senhora de Nazaré”. A celebração integra as homenagens do Poder Legislativo à Rainha da Amazônia. Durante a solenidade, 34 pessoas foram homenageadas, indicadas por deputados da Casa.

O momento é único para os servidores católicos do Poder Legislativo, já que a fé, a devoção, a gratidão e o amor fazem parte de uma das maiores festas religiosas do Brasil. O Círio de Nossa Senhora de Nazaré ocorre sempre no segundo domingo de outubro, em Belém.

Recebida e conduzida pelo deputado Chicão, presidente da Alepa, a imagem da Mãe de Jesus chegou por volta de 10h30, iniciando então a Sessão Solene. Para o chefe do Legislativo, a ocasião é de comunhão, de fraternidade.

Leia mais:

“É um momento de confraternização, de paz, de alegria, mas acima de tudo um momento de fé. A Assembleia Legislativa realiza essa Sessão Solene e os deputados têm a oportunidade de homenagear algumas pessoas que realizaram algo de forma positiva para o Pará”, disse. “Foi uma solenidade bonita, que nos emocionou. Aos nossos servidores, ao povo do Pará, um Círio abençoado, cheio de renovação e paz”, desejou o presidente da Alepa.

Dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém, participou da solenidade e pontuou o seu desejo de que a homenagem “expresse a vontade do povo do Pará, porque aqui é uma Casa de Leis, com representantes de todo o Estado. Desejo que a participação do povo seja significativa em mais um Círio de Nossa Senhora de Nazaré, e expresse a boa vontade nascida da devoção à Nossa Senhora de Nazaré. Obrigada ao deputado Chicão e à Alepa por mais uma ocasião como esta. Deus abençoe a todos e vamos aproveitar esse momento. Feliz Círio”, finalizou.

Cassiana Almeida, servidora da Casa há 18 anos, foi uma das agraciadas. Segundo ela, a homenagem representa a gratidão. “Sou grata pela condecoração. A homenagem significa muito para mim. São 18 anos de Alepa, onde exerço meu trabalho com amor e muito respeito aos meus amigos e colegas de Casa. O meu muito obrigada ao deputado Chicão pela homenagem, pela lembrança, pelo reconhecimento ao meu trabalho e principalmente pela confiança. Estou muito feliz pela homenagem, minha eterna gratidão ao meu líder, Chicão”, pontuou.

“O Poder Legislativo se alegra com essa homenagem que é muito especial. Cada um de vocês que irão receber essa comenda representam muito para um grupo, para uma comunidade. Essa singela homenagem é a forma de agradecer a todos pelo trabalho que realizaram e que muitos ainda continuam a realizar. Que o amor e a gratidão permaneçam sempre com todos. Parabéns pela condecoração e feliz Círio”, disse Cilene Couto, deputada estadual e primeira secretária da Alepa.

Toda a celebração do 27º Círio da Alepa foi realizada ao som de louvores à Virgem de Nazaré, executado por Rubão Andrade e Beto Coelho.  A mesa foi composta pelas seguintes autoridades: deputado Chicão, presidente da Alepa; Cilene Couto, primeira secretaria da Alepa; Dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém; Alberto Henrique Teixeira de Barros, presidente da Fundação ParáPaz, representante do governador Helder Barbalho; Oscar Pimenta Filho, coordenador geral da Guarda de Nazaré; Rodrigo Abrahão; vice-coordenador da Guarda de Nazaré; e Antônio Salame, diretor coordenador do Círio de Nossa Senhora de Nazaré.

Participaram também da solenidade os seguintes deputados: Adriano Coelho, Andréia Xarão, Aveilton Souza, Carlos Bordalo, Coronel Neil, Elias Santiago, Fábio Figueiras, Gustavo Sefer, Dr. Wanderlan Quaresma, Iran Lima e Ronie Silva.

REGULAMENTAÇÃO

Na Alepa, em outubro de 2001, foi aprovada a Resolução nº09/2001, que instituiu a quinta-feira que antecede o domingo do Círio como a data de realização da Sessão Solene em homenagem à Nossa Senhora. Durante a solenidade, é entregue a comenda “Mérito Nossa Senhora de Nazaré”, regulamentada pelo Decreto Legislativo nº36/ 2001. (AID/ALEPA)