Correio de Carajás

Alepa aprova projeto de lei para o desenvolvimento do breakdance no Pará

Entre os benefícios previstos estão incentivos a atletas e infraestrutura ao alto rendimento em preparação a competições nacionais e internacionais.

Foto: Free Pik

O Pará aprovou o Programa Estadual de Formação de Campeões do Breaking. O projeto de lei nº 57/2022 foi apoiado de forma unânime na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) , nesta terça-feira (22), e agora segue para sanção do governador Helder Barbalho. A intenção é preparar atletas para as olimpíadas e demais competições nacionais e internacionais.

“Esse projeto é de vital importância, pois coloca o breaking em um caminho de construção baseado na transparência e distribuição de recursos para a modalidade”, afirmou Ivan Pires, presidente da recém-criada Federação Paraense de Breaking (FPAB). “A partir desse projeto, o breaking entrará em uma nova fase, e para a FPAB é o momento de trazer a sociedade mais próxima dessas políticas públicas que norteiam não apenas o breaking como desporto olímpico, mas também na criação de alternativa e oportunidade às novas gerações. O lema da FPAB é ‘breaking de todos para todos’, e esse projeto é o início de uma história de sucesso aliada à responsabilidade social”, considera o presidente da FPAB.

“É muito importante haver o desenvolvimento da modalidade Brasil afora, e tendo projetos como esse no Pará, acredito que outros Estados possam vir a desenvolver a modalidade seguindo esse exemplo”, destacou ao Roma News Patric Tebaldi, presidente do Conselho Nacional de Dança Desportiva (CNDD), associação fundada em 2013 que orienta e realiza competições da modalidade, cursos de formação a atletas e árbitros, entre outras atividades para o crescimento e promoção do esporte no país.

Leia mais:

Leony Pinheiro, um dos principais atletas de breaking do Pará e que compõe  seleção brasileira — Foto: Divulgação
Leony Pinheiro, um dos principais atletas de breaking do Pará e que compõe seleção brasileira — Foto: Divulgação

Tebaldi elogiou o nível dos quatro atletas paraenses que compõem a seleção brasileira, entre eles Leony Pinheiro, que mora em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém (RMB). “Estão indo muito bem”, destacou ele, que acredita no sucesso da equipe nacional nos Jogos de Paris, que ocorrem em menos de dois anos. “O Brasil está conquistando cada dia mais pódios [em eventos internacionais] e aumentando assim as chances de medalha”, enfatizou.

No projeto de lei, estão previstos incentivos a b-boys e b-girls, como são chamados os dançarinos de breaking, e a implementação de infraestrutura completa, incluindo centros de treinamentos de alto rendimento, logística total e equipes multidisciplinares. “O breaking é um importante instrumento de transformação social, sobretudo afastando jovens das drogas e da práticas de outros atos ilícitos”, disse o deputado Raimundo Santos. “É uma modalidade agora olímpica que é uma importante manifestação cultural, oferecendo diversas oportunidades, inclusive no campo educacional”, observou ele.

(Fonte:G1)