Correio de Carajás

Alegria e tradição prometem preencher ruas marabaenses durante Giro Cultural

Está é a 3ª edição da festa cultural promovida pela FCCM/Foto: Divulgação FCCM

Eventos como a 3ª Edição do Giro Cultural no Museu são importantes instrumentos para a preservação da história e tradição marabaense. Com abertura programada para às 9 horas de sexta-feira, 26, o circuito cultural vai levar cores, sons e celebração para as ruas do bairro Pioneiro durante três dias.

Toda a programação é gratuita, acessível para todo o público de Marabá e região, contando com shows, apresentações artísticas e culturais, além de lançamento de livro e documentário.

E o Giro não restringe suas melhores atrações para o último dia não, desde o primeiro o público já pôde vivenciar as melhores experiências.

Leia mais:

Na sexta-feira, a abertura fica por conta das apresentações do Divino Espírito Santo e Santo Reis, a partir das 9 horas, em frente ao Museu Municipal Francisco Coelho, na Travessa Santa Terezinha. Na sequência será realizado um cortejo pelas ruas da Marabá Pioneira.

Há relatos de moradores antigos, que contam que era comum ver nas vias daquele bairro as pessoas acompanhando as peregrinações do Divino, que visitavam casa por casa. Essa, inclusive, é uma das tradições que praticamente desapareceu na cidade. Além dela, a tradição de Santos Reis também está sendo fortalecida pelo evento.

O dia especial finaliza às 19 horas, com shows da artista local Ruanna Ly e da banda que é fenômeno em todo o Pará, a Fruto Sensual.

No sábado, 27, às 9 horas, quem chega para arrebatar o público são as apresentações do Boi Marabazin e Lendas Amazônicas, seguindo com um arrastão pelas ruas do bairro Pioneiro. Este dia também contará com a participação de alunos dos projetos da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), que é responsável por organizar o Giro Cultural no Museu.

À noite, iniciando às 19 horas, três shows prometem animar e encantar o público. Quem abre o momento musical é a banda The Queens, seguida pela Orquestra Popular Marabá, que é composta por alunos e bolsistas da FCCM. Nesse momento, um belo espetáculo de cordas será apresentado. Para encerrar, sobe ao palco a bela cantora Liah Soares, nascida em São João do Araguaia.

O Giro Cultural no Museu é um evento realizado em alusão ao aniversário de Marabá e carrega em seu cerne a intenção de resgatar elementos importantes da cultura popular e mostrar às crianças e jovens o valor da história da cidade.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Sexta-feira, 26 de abril:

9h – Apresentações do Divino Espírito Santo e Santo Reis e cortejo pelas ruas da Velha Marabá.

19h – Shows de Ruanna Ly e Fruto Sensual.

Sábado – 27 de abril:

9h – Apresentações do Boi Marabazim e Lendas Amazônicas. Arrastão pelas ruas da Velha Marabá, com participação dos alunos dos projetos da FCCM.

19h – Shows com The Queens, Orquestra Popular Marabá e Liah Soares.

Domingo – 28 de abril

9h – Lançamento do documentário “Serra das Andorinhas” e do livro infantil “O Tucunaré”, da escritora Eliane Soares.

(Luciana Araújo, com informações da FCCM)