Durante a sessão ordinária desta quarta-feira, 14, o vereador Alecio Stringari foi eleito presidente da Câmara Municipal de Marabá para o biênio 2023-2024. A disputa pelo cargo foi grande nas últimas semanas, uma vez que a Câmara de Marabá terá orçamento da ordem de R$ 43,2 milhões, maior do que várias prefeituras do Pará. A chapa 1, liderada por Alécio, recebeu 13 votos, contra 8 da chapa 2, que teve Elza Miranda como candidata a presidente.
Os demais membros da Mesa Diretora são Ilker Moraes, 1º vice-presidente; Miguel Gomes Filho como 2º vice-presidente; Beto Miranda como 1º secretário; Fernando Henrique 2º secretário; e Cristina Mutran como 3ª secretária.
Embora apenas 21 vereadores pudessem votar, um 22º elemento se introduziu no processo eleitoral. É que o prefeito Tião Miranda, que havia indicado seu líder de governo Alecio Stringari para o cargo, teve participação bastante decisiva no processo, conseguindo retirar da oposição alguns nomes que estavam ao lado do chamado “Grupo dos Nove”, que havia crescido nos últimos dias.
Leia mais:Inclusive, esta semana Tião recebeu vários vereadores desse grupo em seu gabinete, conversou com outros por telefone e até mesmo participou da última reunião para definir voto a voto a eleição de Stringari. A referida reunião ocorreu no início da noite de terça-feira, 13, na própria Câmara Municipal.
Uma das vitórias de Tião foi negociar a saída do vereador Fernando Henrique do chamado Grupo dos Nove. O parlamentar foi ao gabinete do prefeito nesta segunda-feira e sacramentou seu apoio ao candidato do gestor, deixando a oposição.
O Grupo dos Nove era composto pelos vereadores Pastor Eloi Ribeiro, Rodrigo, Márcio do São Félix, Dato do Ônibus, Frank, Elza, Coronel Araújo, Raimundinho do Comércio e Pastor Ronisteu Araújo. Um deles, que não se sabe ainda quem foi, mudou de lado em cima da hora.
Antes mesmo da eleição, Alecio Stringari já anunciava que seria o novo presidente. Lembrou que exerceu o cargo de líder de governo por um ano e oito meses e fez balanço de sua função ao longo desse tempo, prenunciando que seria eleito presidente do Parlamento. Citou vários nomes de colegas vereadores, citando qualidades de cada um, inclusive de quem atuou na oposição ao governo.
QUEM É ALECIO STRINGARI
Nascido na cidade de Guaramirim/SC, Alecio tem 63 anos de idade. Em sua cidade natal, trabalhou como carpinteiro, e posteriormente atuou na comercialização de conservas, principalmente de palmito, o que persistiu até sua vinda para Marabá.
Chegou à cidade de Francisco Coelho em 1998 e, após três anos, foi morar na Vila Capistrano de Abreu (região do Rio Preto), ficando conhecido como Alecio da Palmiteira, devido à implantação de uma fábrica de conservas de palmito naquela comunidade.
Desde sua chegada na região passou a ser uma pessoa popular, ajudando na organização de competições esportivas, identificando muito com as pessoas da região.
Em 2008 decidiu disputar uma vaga no Poder Legislativo, sendo eleito com 1.602 votos, estando agora no quarto mandato como vereador. (Luciana Araújo)